Por William De Lucca
O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Paulo Pimenta (PT-RS) será confirmado amanhã pelo presidente Lula como autoridade federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Isso não significa, entretanto, um afastamento do ministro dos rumos da comunicação institucional do governo.
Fontes ligadas à Presidência ouvidas pelo ICL Notícias confirmaram que Pimenta será substituído interinamente pelo jornalista Laércio Portella, assessor especial, mas que a troca não impactará na mudança das políticas de comunicação do governo nem no organograma da secretaria.
Na prática, Pimenta seguirá ministro ao mesmo tempo que acumula a função de autoridade federal, tanto que a estrutura funcionará em Porto Alegre mas também no gabinete da Secom, anexo ao gabinete do presidente Lula.
Pimenta já atuava na interlocução entre o governo federal, o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) e os prefeitos das cidades afetadas, mas a nomeação garante ao ministro a legitimidade para falar em nome da gestão Lula e na articulação de todos os esforços na reconstrução do estado.
“Todas as ações passarão pela autoridade federal, que terá a função de articular e coordenar todos os esforços federais de todos os ministérios e órgãos da administração federal”, garantiu uma fonte ligada a Secom.
Leia também
Relacionados
Mais 9 trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão no RS
Esse foi o segundo resgate realizado na colheita da uva em menos de uma semana no estado
Lula acerta demissão de Pimenta, e marqueteiro assume cargo no governo
Pimenta tem mandato como deputado federal e futuro no governo ainda está indefinido
Plano para matar Lula só não ocorreu por detalhe, diz Pimenta
'O que houve foi uma tentativa de golpe de Estado, com a participação de pessoas diretamente ligadas ao ex-presidente'