A matéria exclusiva publicada pela jornalista Juliana Dal Piva no ICL Notícias, de que o tenente-coronel Mauro Cid afirmou ao ministro Alexandre de Moraes que presenciou quando o general Braga Netto entregou dinheiro vivo para financiar o plano golpista “Punhal Verde e Amarelo” gerou grande repercussão entre políticos e personalidades nas redes sociais.
Segundo o depoimento de Cid, Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente, teria repassado o dinheiro em uma embalagem para guardar vinhos, durante um encontro em uma das residências oficiais da Presidência da República. A quantia seria destinada ao grupo conhecido como Kids Pretos, os militares com curso de operações especiais.

Braga Netto teria entregue o dinheiro em uma embalagem para guardar vinhos.
Veja a repercussão:
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) publicou, em suas redes sociais, um vídeo em que comenta a reportagem do ICL Notícias. “É sem anistia. A gente não pode deixar de falar disso e tem que ter prisão para militares golpistas, como o Braga Netto”, afirmou o parlamentar. Veja o vídeo:
URGENTE: segundo o ICL Notícias, o Mauro Cid confessou que o Braga Netto DEU DINHEIRO VIVO para os kid pretos, dentro de uma embalagem de vinho, pra financiar o golpe de Estado. O cerco está se fechando pra essa gente!pic.twitter.com/jaJzEpKgB4
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) December 6, 2024
O ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT-RJ), comentou sobre o assunto, em uma publicação na rede social “X” (antigo Twitter). “Bolsonaro, Braga Netto e seus aliados sabiam o que estavam fazendo. Agora, o inquérito da Polícia Federal escancara o que estava sendo escondido. A democracia não pode ser negociada. Não podemos aceitar anistia para quem tentou destruir o Brasil”, escreveu.
GOLPE FINANCIADO COM DINHEIRO VIVO! 🆘
Cédulas em caixas de vinho, reuniões secretas e planos golpistas.
Bolsonaro, Braga Netto e seus aliados sabiam o que estavam fazendo. Agora, o inquérito da Polícia Federal escancara o que estava sendo escondido.
A democracia não pode ser… pic.twitter.com/PwS6ZjGssV
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) December 6, 2024
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) questionou, também no “X”, “Será que Braga Netto financiou o golpe com dinheiro do seu supersalário de quase R$ 1 milhão no auge da pandemia ou o dinheiro veio dos pix que Bolsonaro pedia?”.
Será que Braga Netto financiou o golpe com dinheiro do seu supersalário de quase R$ 1 milhão no auge da pandemia ou o dinheiro veio dos pix que Bolsonaro pedia? pic.twitter.com/kyxORf3dYO
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) December 6, 2024
O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou, no “X”, um print da matéria da jornalista Juliana Dal Piva. “Em depoimento, o ex-braço direito de Bolsonaro, Mauro Cid, revelou que o ex-ministro da Defesa e vice na chapa do ex-presidente, Braga Netto, teria entregue dinheiro vivo a militares que executariam o plano golpista de matar o presidente e outras lideranças”, escreveu.
URGENTE! Em depoimento, o ex-braço direito de Bolsonaro, Mauro Cid, revelou que o ex-ministro da Defesa e vice na chapa do ex-presidente, Braga Netto, teria entregue dinheiro vivo a militares que executariam o plano golpista de matar o presidente e outras lideranças. pic.twitter.com/AI0osg7luL
— Humberto Costa (@senadorhumberto) December 6, 2024
O escritor Marcelo Rubens Paiva publicou: “Braga Netto deu que dinheiro para financiar o golpe, dinheiro pessoal, de terceiros? A apurar.”
Braga Netto deu que dinheiro para financiar o golpe, dinheiro pessoal, de terceiros? A apurar. https://t.co/NUFpWt6hEe
— Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens) December 6, 2024
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) repercutiu a notícia e afirmou: “Braga Netto vai ter que explicar isso!”.
De acordo com a imprensa, Mauro Cid confirmou em depoimento a participação do general Braga Netto no plano golpista. Braga Netto vai ter que explicar isso! pic.twitter.com/9qKE6Q9HAZ
— Zarattini (@CarlosZarattini) December 6, 2024
O também deputado federal Bohn Gass (PT-RS) publicou, no “X”: “A se confirmar o que está na mídia – que Mauro Cid teria confirmado que Braga Netto passou dinheiro para os kids pretos executarem o Plano Punhal Verde-Amarelo (que previa assassinar Lula, Alckmin e Moraes) – não há outro jeito: o general vice de Bolsonaro tem que ser preso”.
A se confirmar o que está na mídia – que Mauro Cid teria confirmado que Braga Netto passou dinheiro para os kids pretos executarem o Plano Punhal Verde-Amarelo (que previa assassinar Lula, Alckmin e Moraes) – não há outro jeito: o general vice de Bolsonaro tem que ser preso.
— Bohn Gass (@BohnGass) December 6, 2024
O vereador eleito de Belo Horizonte (MG), Pedro Rousseff (PT), também repercutiu a matéria em suas redes sociais. “PRISÃO NESSE ASSASSINO!!!”, escreveu o sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
🚨URGENTE
Mauro Cid ACABA DE CONFIRMAR que Braga Neto PAGOU EM DINHEIRO VIVO para MATAR Lula, Alckmin e Moraes!
– O dinheiro teria sido entregue em embalagem de vinho!
PRISÃO NESSE ASSASSINO!!! 🚔👍 pic.twitter.com/DE1M9K3rfC
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) December 6, 2024
Leia também
Relacionados
Primeira Turma do STF nega soltura de Braga Netto por unanimidade
Defesa de general nega tentativa de obstrução das investigações
Moraes envia para análise da PGR defesas de Bolsonaro, Braga Netto e outros denunciados
Ministro do STF enviou a PGR os documentos de 20 implicados na trama golpista
Moraes nega novo pedido de mais prazo para defesa de Braga Netto
General tem até as 23h59 de sexta-feira para se defender de acusações