O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra queda na avaliação negativa em nova pesquisa da Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira (6). O levantamento atual aponta que 39% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, enquanto em novembro Lula amargou o pior desempenho desde o início do atual mandato, com 45% de reprovação. Na comparação com a gestão Bolsonaro, 47% consideram que o ex-presidente atuava melhor no combate à corrupção, enquanto 42% preferiram as ações do governo petista nessa área.
A pesquisa realizada entre 28 e 31 de janeiro mostra ainda que o percentual de ótimo ou bom se manteve estável, com avaliação positiva de 42%. Na última sondagem, em novembro, era de 43%. Consideram o governo Lula regular 16%, ante 11% da pesquisa anterior.
A pesquisa ponta que 52% dos brasileiros aprovam o desempenho pessoal do presidente Lula, enquanto 43% o desaprovam e 6% não souberam responder. Na rodada anterior, de novembro de 2023, os índices eram, respectivamente, de 50%, 47% e 3%.
Foram ouvidas 7.405 pessoas, ‘durante a navegação de rotina na web’. A margem de erro é de um ponto percentual e o nível de confiança da sondagem é de 95%.
O governo Lula é melhor avaliado entre mulheres do que entre homens. 43% das mulheres ouvidas pelo levantamento consideram o governo bom ou ótimo e 33% avaliam a atual gestão como ruim ou péssima. Entre os homens, 40% consideram o governo Lula como bom ou ótimo, e 44% reprovam a gestão do petista.
Quanto ao grau de instrução, Lula obtém a melhor aprovação entre os entrevistados até ensino fundamental completo, em que 47% dos ouvidos pela Atlas Intel avaliam a gestão como boa ou ótima. O índice mais elevado de rejeição está entre os entrevistados com ensino superior, com 43% avaliando sua gestão como ruim ou péssima.
Ao serem questionados sobre o desempenho pessoal do presidente Lula, 51,7% dos entrevistados dizem aprovar a conduta do presidente, enquanto 42,8% reprovam o mandatário.
MORO E LIRA, OS MAIS REJEITADOS
O senador Sergio Moro é o político mais rejeitado do país, segundo a pesquisa Atlas Intel. A imagem negativa de Moro disparou 20 pontos percentuais com relação ao último estudo, feito em novembro de 2023, e agora o senador passa uma imagem negativa para 65% da população. Apenas 22% enxergam ex-juiz positivamente.
Para se ter uma ideia, o nome de Moro é o mais rejeitado da política entre outros 16 apresentados aos entrevistados. O segundo mais rejeitado é o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP–AL), com imagem negativa para 62%;
Lula é o campeão em imagem positiva: 51% da população têm boa avaliação, enquanto a percepção negativa com relação ao presidente é de 45%.
Deixe um comentário