Vice-presidente dos EUA e favorita a assumir a candidatura democrata a presidente, Kamala Harris aparece empatada tecnicamente com o republicano Donald Trump na pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (23). Kamala tem 44% e Trump, 42%.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
A pesquisa foi feita entre segunda e terça, ou seja, depois da desistência de Joe Biden. Foram entrevistados 1.241 adultos em todos os EUA, incluindo 1.018 eleitores.
O levantamento coincide com o momento em que Kamala conquistou o número necessário de delegados para ganhar a indicação à candidatura democrata nas eleições, segundo um levantamento da Associated Press. Em seu primeiro comício de campanha nesta terça (23), Kamala atacou Trump e tratou a eleição como uma “escolha entre liberdade e o caos”.
Harris e Trump estavam empatados em 44% na última pesquisa Reuters/Ipsos realizada em 15 e 16 de julho, e Trump liderava por um ponto percentual em uma pesquisa de 1º e 2 de julho, ambas dentro da mesma margem de erro.
Democratas se uniram por Kamala
Embora pesquisas nacionais deem sinais importantes do apoio americano a candidatos políticos, apenas alguns estados competitivos geralmente inclinam a balança no Colégio Eleitoral dos EUA, que decide quem vence uma eleição presidencial.
Os democratas parecem ter deixado para trás a crise interna sobre a capacidade física e mental de Biden e passado a olhar para o futuro, a pouco mais de três meses das eleições. O partido prometeu “um processo transparente e ordenado” para substituir Biden, e deve nomear oficialmente seu candidato na convenção de agosto em Chicago.
Kamala é a grande favorita, após receber apoio não apenas de Biden, mas também do ex-presidente Bill Clinton e de sua mulher, Hillary, ex-secretária de Estado, e ainda da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi.
SAIBA MAIS:
Primeira pesquisa com Kamala mostra candidata democrata em empate técnico com Trump
Deixe um comentário