ICL Notícias

Agentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) prenderam nesta quinta-feira (4) os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, foram presos em Marabá, no Pará.

Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro pela PRF. Ambos serão encaminhados para o presídio de Mossoró. A operação envolveu o monitoramento de três veículos que davam cobertura à fuga. No total, seis pessoas foram presas nos três carros. Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a captura foi bem-sucedida devido ao serviço de inteligência da PF de Mossoró e a integração das equipes das polícias Rodoviária Federal e estaduais, além da Força Nacional. Ele lembrou ainda que, no total, desde o início das investigações, 14 pessoas foram presas — seis na tarde desta quinta-feira (4).

“A estratégia foi monitorar os fugitivos, que estavam se dirigindo para o exterior. Na abordagem, foi constatado ainda que eles estavam em um comboio do crime, com outras quatro pessoas que davam cobertura. Mas a investigação continua para sabermos como foi dado todo suporte para a fuga”, disse Lewandowski.

PF e PRF: prisão a 1.600 quilômetros

Marabá fica no sudeste do Pará e cerca de 1.600 quilômetros de distância do presídio de Mossoró. A dupla foi presa em uma ponte que atravessa o Rio Tocantins.

A dupla fugiu em 14 de fevereiro e desencadeou buscas ao longo de 50 dias. Foram usados helicópteros, drones, cães farejadores e mais de 600 policiais na perseguição dos fugitivos.

Foi a primeira fuga na história de um presídio federal, sistema que inclui ainda as penitenciárias de Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Rogério e Deibson são do Acre, estavam no presídio de Mossoró desde setembro de 2023. Ambos integram o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro.

Fuga

A fuga da dupla ocorreu no dia 14 de fevereiro. Segundo as investigações, os dois presos fizeram um buraco na parede, onde estava instalada uma luminária, para fugir da unidade.

Após abrirem o buraco, Rogério Mendonça e Deibson Nascimento alcançaram a área de manutenção do presídio, onde encontraram máquinas, tubulações e fiação. De lá, a dupla conseguiu acessar o teto do presídio.

Fugitivos de Mossoró foram capturados pela PF e PRF (Divulgação)

Reféns

Na noite de 16 de fevereiro, ele invadiram uma casa na comunidade de Riacho Grande, fizeram um casal de refém e roubaram dois celulares e comida. A residência fica a cerca de três quilômetros do presídio.

Segundo o morador da casa, que estava com a esposa, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento chegaram por volta das 20h e permaneceram por cerca de quatro horas no local. A vítima contou que a dupla simulou estar armada e ambos se identificaram como fugitivos do presídio.

 

 

*Matéria em atualização

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail