ICL Notícias

PF vai pedir ao governo argentino a extradição de golpistas foragidos

Relatório preliminar aponta que há pelo menos 65 envolvidos com os ataques do 8/1 vivendo no país vizinho
07/06/2024 | 15h02

A Polícia Federal vai pedir ao governo da Argentina a extradição dos envolvidos com os ataques golpistas do 8 de janeiro de 2023 que atualmente estão foragidos no país vizinho. A informação foi dada pelo diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, ao blog do jornalista Valdo Cruz, da Globonews.

“Vamos listar todos os condenados que possivelmente estejam na Argentina e encaminhar os pedidos de extradição, tudo em articulação com o Ministério de Relações Exteriores e Supremo Tribunal Federal”, afirmou Rodrigues.

Segundo o diretor-geral, o pedido será encaminhando na próxima semana. Em seguida, a PF pedirá que os nomes dos foragidos sejam incluídos na “rede Anfast de capturas da Ameripol”, comunidade de polícias das Américas.

Rodrigues informou ainda que a PF ainda está fechando a lista como as identidades dos fugitivos que atualmente estão foragidos na Argentina. Segundo ele, um relatório preliminar aponta que há 65 pessoas envolvidas com os ataques golpistas. Todos teriam entrado ilegalmente no país vizinho.

Relatório preliminar da PF aponta que 65 foragidos do 8/1 estariam na Argentina. Foto: Agência Brasil

Fator Milei

O governo federal, no entanto, teme que o presidente Javier Milei venha a aceitar pedidos de asilo político dos fugitivos da Justiça brasileira — estes já podem ter sido feitos ou estão em vias de serem pleiteados pelos golpistas foragidos.

Pesa também o fato de Javier Milei ser aliado político de Jair Bolsonaro e ferrenho crítico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação do governo federal, Milei em duas possibilidades: seguir os caminhos jurídicos internacionais ou tomar uma posição política.

PF prende 49 foragidos

Nesta quinta-feira (6), a PF prendeu, em mais um desdobramento da Operação Lesa Pátria, 49 foragidos ou em risco de fuga.

A ação visava cumprir 208 mandados de prisão preventiva em 18 estados e no Distrito Federal para a captura de investigados e condenados vinculados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail