ICL Notícias

Policiais federais saíram às ruas do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, nesta quinta-feira (18), para cumprir mandados de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lesa Pátria.

No RJ, segundo publicou o G1, o deputado federal bolsonarista e líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL–RJ), é o principal alvo da ação. Jordy teria, de acordo com a jornalista Camila Bomfim, trocado mensagens com um grupo de golpistas e passado orientações aos vândalos.

A Lesa Pátria tem o objetivo de “identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e o início do ano passado”, quando no dia 8 de janeiro de 2023 golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes.

O Uol publicou que Jordy é suspeito de chefiar, no Rio de Janeiro, atos antidemocráticos questionando o resultado das eleições de 2022. No Rio de Janeiro, as ações golpistas se materializaram com, por exemplo, bloqueios das rodovias.

Jair Bolsonaro e Carlos Jordy. Foto: Divulgação

MANDADOS

Ao todo, a corporação informou que estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). São oito mandados no RJ, e outros dois no Distrito Federal.

Os fatos investigados, afirma a PF, teoricamente, constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

A PF também disse que investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

QUEM É CARLOS JORDY?

Bolsonarista ferrenho, Carlos Jordy tem 42 anos e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2018, quando ainda estava no PSL (antigo partido de Bolsonaro). Em 2022, foi reeleito, mas pelo PL, com duração de mandato prevista até 2027.

Em março do ano passado, Jordy passou a ser líder da oposição na Câmara dos Deputados. Dados do portal da Casa indicam que trabalham no gabinete do deputado 29 pessoas. O salário bruto que recebe como deputado é de R$ 41.650,92.

Embora seja um dos braços do bolsonarismo na Câmara, Jordy já teve brigas com um dos filhos do ex-presidente. Carlos Bolsonaro acusou Jordy de organizar eventos em que Bolsonaro era criticado. Em 2022, o conflito entre os dois escalou com uma acusação mais pesada de Carlos. O filho 02 de Bolsonaro fez insinuações de uso de drogas por Jordy.

As falas preconceituosas e ofensas distribuídas por Jordy já motivaram processos contra ele. Em junho de 2022, o deputado pagou mais de R$ 66 mil ao influencer Felipe Neto por danos morais. Em 2021, o deputado bolsonarista associou o youtuber à tragédia de Suzano, quando dois atiradores invadiram a Escola Professor Raul Brasil e mataram 2 funcionárias e 5 estudantes. O caso foi em 2019.

Além da multa, Jordy também precisou fazer uma retratação pública.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail