Por André Richter — Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (26) o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A denúncia envolve discurso feito pelo deputado durante uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023. Nikolas chamou Lula de “ladrão” e publicou a fala em suas redes sociais.
Na denúncia, o vice-procurador, Hidenburgo Chateubriand, afirma que o inquérito aberto pela Policia Federal (PF) para apurar o caso concluiu pela materialidade do crime.
“A despeito das repercussões do fato, as postagens permanecem disponíveis para visualização de terceiros, perpetuando-se, assim, a ofensa à honra da vítima”, afirmou o procurador.
PGR: audiência
A PGR também ofereceu a Nikolas Ferreira a possibilidade de realização de uma audiência preliminar para avaliação de um eventual acordo judicial para encerrar o processo.
A denúncia é relatada pelo ministro Luiz Fux. Se for aceita pela Corte, o deputado se tornará réu e vai responder a processo criminal. Não há prazo para julgamento.
A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete do deputado e aguarda retorno.

Bolsonarista, Nikolas Ferreira busca temas polêmicos para agitar redes sociais (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
ONU
No evento da ONU, Nikolas Ferreira também atacou o STF e o ator Leonardo DiCaprio, que, nas eleições de 2022, se engajou na campanha de Lula. “Educação que ensina e não doutrina. Novos juízes que vão honrar o magistério e fazer justiça. E não como alguns do Supremo Tribunal Federal que traíram o povo brasileiro e perseguiu seus oponentes políticos”, atacou.
“Isso se encaixa perfeitamente com Greta (Thunberg) e Leonardo DiCaprio, por exemplo, que apoiou nosso presidente socialista que se chama Lula, um ladrão que deveria estar na cadeia e agora temos a Amazônia com o pior incêndio em 15 anos e eles estão apenas em silêncio e desapareceram”, completou o deputado bolsonarista.
SAIBA MAIS:
Erika Hilton aciona MPF contra Nikolas Ferreira por transfobia e pede indenização de R$ 5 mi
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Brasil sobe 5 posições no IDH, ranking global de desenvolvimento humano da ONU
País passou da 89ª para a 84ª colocação com avanço nos indicadores de renda e saúde
Nikolas Ferreira é condenado a pagar R$ 200 mil por discurso contra trans na Câmara
Parlamentar usou peruca para ironizar comunidade no Dia Internacional das Mulheres em 2023
Suspeito de operar venda de decisões no STJ avalia delação após 1 mês em presídio
Possibilidade de colaboração ainda está em estágio embrionário