Por André Richter – Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A procuradoria pede autorização para investigar o parlamentar pelos crimes de associação criminosa e peculato.
O pedido foi encaminhado ao Supremo após reportagens jornalísticas publicadas nesta semana e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do Whatsapp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.
De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.
“Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete”, afirmou.
A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete de Janones e aguarda retorno
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Defesa de coronel do DF denuncia ao STF violação de custódia de celular ligado ao 8/1
Pedido ao STF aponta que aparelho de réu foi entregue com lacre violado, comprometendo validade da prova
Advogado diz que Cid não deve explicações sobre viagem da família e manda PGR se danar
Gonet pediu prisão do militar por suspeitar que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro planejava fuga do país
Após questionamento do STF, PGR afirma estar de posse de aparelhos de investigados no 8/1
Ofício enviado ao STF afirma que celulares e notebook estavam sob guarda da Procuradoria; defesa de coronel cobra liberação formal do ministro Alexandre de Moraes