A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira (16), um policial militar da ativa suspeito de ter matado o empresário Vinícius Gritzbach, delator do PCC. A prisão faz parte de uma operação para prender, ao todo, 15 policiais militares suspeitos de envolvimento com a facção criminosa.
Gritzbach foi assassinado a tiros em 8 de novembro de 2024, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ele era jurado de morte pelo PCC.
Além dos 15 mandados de prisão, a operação, batizada de “Prodotes”, cumpre mandados de busca e apreensão na capital e na grande São Paulo. Segundo a Corregedoria, “a operação teve início após uma denúncia anônima recebida em março de 2024, apontando possíveis vazamentos de informações sigilosas que favoreciam criminosos ligados à facção”.
Segundo as investigações, os militares também são suspeitos de vazar informações de operações e investigações para a alta cúpula da facção.
Delator do PCC
Antônio Vinicius Gritzbach, antes ligado à facção criminosa, era suspeito de ter mandado matar dois integrantes do PCC. Também fechou um acordo de delação premiada com a Justiça.
![delator do PCC Vinícius Lopes Gritzbach, delator assassinado após delatar integrantes do PCC e policiais à Justiça](https://iclnoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Gritzbach.webp)
Gritzbach foi assassinado a tiros em 8 de novembro de 2024, no aeroporto de Guarulhos. (Foto: Reprodução/ Record)
Antes de ser morto, Gritzbach voltava de uma viagem a Alagoas. Ele havia acabado de deixar a área de desembarque do terminal 2 do aeroporto quando homens encapuzados saíram de um Volkswagen Gol preto e atiraram contra o empresário.
Os disparos foram feitos perto do portão, em meio à circulação de outros passageiros. Os atiradores entraram no carro e fugiram.
Relacionados
Familiares de vítimas da PM relatam intimidação durante vigília de oração e velório em Bauru
Supostos agentes à paisana estariam fazendo imagens do público presente ao ato e foram embora quando questionados pelos participantes
Defesa Civil alerta para chuvas fortes em São Paulo nos próximos dias
População não deve se arriscar ao atravessar ruas alagadas
Controladoria de SP apura se armadilhas da prefeitura levaram ao aumento da dengue
Falta de manutenção pode ter contribuído com epidemia. Em 2024, óbitos por dengue cresceram mais de 5.000% em SP