ouça este conteúdo
|
readme
|
(Folhapress) — A Polícia Civil de São Paulo faz operação nesta sexta-feira (29) para prender envolvidos em uma organização criminosa investigada por uma série de crimes contra menores de idade, como pedofilia e estupro virtual. Além de São Paulo, a operação é realizada em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, e Distrito Federal.
Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro de apreensão contra adolescentes e 10 mandados de busca e apreensão.

Policial faz a segurança de escola situada na Zona Leste em São Paulo que recebeu ameaça de ataque em 2024
Além de cometerem estupros virtuais e divulgar conteúdo sexual com menores de idade, segundo a investigação, os envolvidos também induzem as vítimas a automutilações e até suicídio. Eles também são suspeitos de serem mentores de ataques a escolas.
A operação é a primeira do Noad (Núcleo de Observação e Análise Digital), criado pela Secretaria de Segurança Pública para combater pessoas que usam a internet, em plataformas como o Discord e o Telegram, para cometer esses crimes.
Operação teve monitoramento de redes
O decreto que institui o Noad foi publicado também nesta sexta, no Diário Oficial do Estado. O grupo, formado por integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, vai atuar no monitoramento de redes sociais, fóruns e plataformas como o Telegram e Discord.
As investigações vão servir para identificar criminosos que agem no ambiente virtual, seja em ações do crime organizado, ou no aliciamento de crianças e adolescentes. O novo núcleo também vai monitorar grupos que planejam ataques a escolas. Após identificar os envolvidos, o núcleo fará relatórios detalhados que vão embasar as operações policiais para o cumprimento dos mandados.
Relacionados
Pacote da segurança pública e processo contra Glauber Braga entram no radar do governo
Proposta para constitucionalizar o Susp e julgamento no Conselho de Ética serão acompanhados de perto pela articulação do governo
Câmara do Rio de Janeiro aprova proposta para armar a Guarda Municipal
Medida dá poderes à corporação de realizar ações de segurança pública, policiamento ostensivo e comunitário
Governo vai enviar notificações para celulares roubados e exigirá entrega na delegacia
Notificações serão enviadas pelo aplicativo WhatsApp a milhares de aparelhos de celular furtados e roubados que foram habilitados em uma nova linha telefônica