(Folhapress) — A Polícia Civil de São Paulo faz operação nesta sexta-feira (29) para prender envolvidos em uma organização criminosa investigada por uma série de crimes contra menores de idade, como pedofilia e estupro virtual. Além de São Paulo, a operação é realizada em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, e Distrito Federal.
Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro de apreensão contra adolescentes e 10 mandados de busca e apreensão.

Policial faz a segurança de escola situada na Zona Leste em São Paulo que recebeu ameaça de ataque em 2024
Além de cometerem estupros virtuais e divulgar conteúdo sexual com menores de idade, segundo a investigação, os envolvidos também induzem as vítimas a automutilações e até suicídio. Eles também são suspeitos de serem mentores de ataques a escolas.
A operação é a primeira do Noad (Núcleo de Observação e Análise Digital), criado pela Secretaria de Segurança Pública para combater pessoas que usam a internet, em plataformas como o Discord e o Telegram, para cometer esses crimes.
Operação teve monitoramento de redes
O decreto que institui o Noad foi publicado também nesta sexta, no Diário Oficial do Estado. O grupo, formado por integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, vai atuar no monitoramento de redes sociais, fóruns e plataformas como o Telegram e Discord.
As investigações vão servir para identificar criminosos que agem no ambiente virtual, seja em ações do crime organizado, ou no aliciamento de crianças e adolescentes. O novo núcleo também vai monitorar grupos que planejam ataques a escolas. Após identificar os envolvidos, o núcleo fará relatórios detalhados que vão embasar as operações policiais para o cumprimento dos mandados.
Relacionados
Com aval do STF, Eduardo Paes aposta no liberou geral das polícias no Rio de Janeiro
Prefeito do Rio assume ‘populismo progressista’ na preparação de sua campanha ao governo do estado, aliando-se ao bolsonarismo e aproximando-se do presidente salvadorenho Nayib Bukele
Projeto da Guarda Municipal armada é aprovado em segunda discussão na Câmara do RJ
Projeto agora seguirá para promulgação pelo presidente da casa, vereador Carlo Caiado (PSD), e modificará a Lei Orgânica do Município
Tiroteio em Copacabana (RJ) causa 5 mortes durante operação da Core; veja vídeos
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram um helicóptero da Polícia Civil sobrevoando a Ladeira dos Tabajara