O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo pela PF (Polícia Federal) por integrar uma organização criminosa que liderou uma tentativa de Golpe de Estado no Brasil após a sua derrota nas eleições de 2022 repercutiu entre parlamentares e políticos nas redes sociais.
Além de Bolsonaro, 36 personagens entre ex-ministros, militares e alguns de seus principais auxiliares estão na lista dos indiciados. Após os indiciamentos, a Procuradoria-Geral da República irá formular denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) que deve abrir um processo criminal contra os acusados.
Veja a repercussão entre políticos nas redes
A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, se manifestou por meio da rede social “X” (antigo Twitter) sobre o indiciamento feito pela Polícia Federal.
“O indiciamento de Jair Bolsonaro e sua quadrilha, instalada no Planalto, abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia: tentar fraudar eleições, assassinar autoridades e instalar uma ditadura. Prisão é o que merecem! Sem anistia”, publicou Gleisi.
O indiciamento de Jair Bolsonaro e sua quadrilha, instalada no Planalto, abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia: tentar fraudar eleições, assassinar autoridades e instalar uma ditadura. Prisão é o que…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 21, 2024
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP), também se manifestou por meio do “X”. “Polícia Federal indicia Bolsonaro, Braga Neto e mais 35 pela tentativa de golpe. Bolsonaro e Braga Neto sabiam do plano para matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Espero que a justiça os puna exemplarmente”, escreveu.
Urgentíssimo: Polícia Federal indicia Bolsonaro, Braga Neto e mais 35 pela tentativa de golpe. Bolsonaro e Braga Neto sabiam do plano para matar o presidente @LulaOficial o vice @geraldoalckmin e o ministro do STF @alexandre . Espero que a justiça os puna exemplarmente.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) November 21, 2024
Ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial: “A cada novo detalhe dos gravíssimos planos de golpe de estado e de execução contra nossas lideranças políticas, confirmamos que veio de cima o projeto de extermínio e ódio ao Brasil, pondo vidas, direitos e instituições no mais alto risco. Nós resgatamos a democracia, e com ela o diálogo, o respeito e a civilidade. Não aceitaremos retrocesso algum. Seguimos vigilantes e como disse hoje o nosso presidente Lula, é um Brasil da união que precisamos construir, onde o mais importante é fazer mais escolas, cuidar dos mais pobres, pagar salários dignos.”
Atual presidente da Embratur, o ex-deputado federal Marcelo Freixo classificou esta quinta-feira (21) como dia histórico e publicou: “Bolsonaro, os militares e políticos que se uniram a ele num plano terrorista para dar um golpe violento em nosso país foram indiciados e devem parar na cadeia. Hoje, nossa democracia dá exemplo para o mundo: golpismo se enfrenta com apuração séria e o rigor da lei. Parabéns à Polícia Federal pelo trabalho”.
DIA HISTÓRICO!
Bolsonaro, os militares e políticos que se uniram a ele num plano terrorista para dar um golpe violento em nosso país foram indiciados e devem parar na cadeia.
Hoje, nossa democracia dá exemplo para o mundo: golpismo se enfrenta com apuração séria e o rigor da…
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) November 21, 2024
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou a notícia do indiciamento de Jair Bolsonaro e seu grupo. “Neste mesmo inquérito, Bolsonaro e Braga Netto também estão sendo investigados pelo envolvimento no plano de assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, motivo pelo qual o PSOL já pediu, nessa semana, a prisão preventiva do ex-Presidente e do ex-Ministro da Defesa”, escreveu Hilton.
🚨 URGENTE: BOLSONARO É INDICIADO PELA PF
A Policia Federal acaba de indiciar Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Entre os indiciados também estão o general Braga Netto, o… pic.twitter.com/6WIxGBsmVD
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) November 21, 2024
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta publicou um vídeo. “Bolsonaro é indiciado por integrar Organização Criminosa que tentou dar um golpe de estado assassinando o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro na Cadeia”, escreveu Pimenta no “X”.
Bolsonaro é indiciado por integrar Organização Criminosa que tentou dar um golpe de Estado ass4ss1nand0 o Presidente @LulaOficial, o Vice-presidente @geraldoalckmin e o Ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro na Cadeia. #SemAnistia pic.twitter.com/zgpPUJSfzB
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 21, 2024
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) escreveu: “SEM ANISTIA! Traidores da pátria precisam ser punidos com todo o rigor da lei. Polícia Federal acaba de indiciar Bolsonaro pela tentativa de golpe contra nossa democracia.”
O advogado-geral da União, Jorge Messias, também comentou sobre o caso nas redes sociais. “A notícia de indiciamentos pela PF do ex-mandatário e de integrantes do núcleo de seu governo pela prática dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, oferece ao país a possibilidade de concretizar uma reação eficaz aos ataques à nossa Democracia, conquista valiosa e indelével do povo brasileiro”, disse.
A notícia de indiciamentos pela PF do ex-mandatário e de integrantes do núcleo de seu governo pela prática dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, oferece ao país a possibilidade de concretizar uma reação eficaz…
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) November 21, 2024
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) publicou: “O inquérito da Polícia Federal aponta que Bolsonaro sabia de todo o plano golpista para matar Lula, Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Que a força da Justiça seja implacável e exemplar. Ninguém deve sair impune! Sem anistia para quem ousa atacar a nossa democracia!”
🚨 O inquérito da Polícia Federal aponta que Bolsonaro sabia de todo o plano golpista para matar Lula, Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Que a força da Justiça seja implacável e exemplar. Ninguém deve sair impune! Sem anistia para quem ousa atacar a nossa democracia! pic.twitter.com/auW3x8yQeK
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 21, 2024
Deixe um comentário