A operação da Polícia Federal deflagrada na manhã de terça-feira (19) que prendeu dois integrantes do grupo de militares conhecido como “Kids Pretos” foi recebida com indignação por parlamentares e políticos nas redes sociais. Batizada de Operação Contragolpe, a PF cumpre cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão, além de outras 15 medidas cautelares na ação, que revelou plano para executar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes, Geraldo Alckmin e Lula, na posse em janeiro de 2022 (Foto: Reprodução)
Nas investigações, a PF identificou o planejamento de uma série de ações golpistas, entre elas um plano detalhado para prisão e execução do ministro Alexandre de Moraes, como revelado por Juliana Dal Piva no ICL Notícias em 12 de novembro.
O plano “Punhal Verde Amarelo” também incluía a execução do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Já foram presos no Rio de Janeiro os majores Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, que estavam atuando na segurança do G20.
Os outros alvos de prisão são os militares Hélio Ferreira Lima, Mário Fernandes e Wladimir Matos Soares, policial federal.
Veja repercussão do plano nas redes
Gleisi Hoffman, deputada federal (PT-PR) e presidente do PT — “Foram reuniões conspiratórias, descrédito das urnas, desvio de dinheiro para organizar a ida de caravanas bolsonaristas para acampamentos em frente aos quartéis… Lembrem que os 5 são servidores públicos, com o conhecimento técnico-militar que aprenderam através do Estado, atentando contra a democracia e a vida”.
Hoje foram presos 4 militares e 1 policial que planejaram assassinar Lula, Alckmin e Moraes na trama golpista. Um caso extremamente grave! Foram reuniões conspiratórias, descrédito das urnas, desvio de dinheiro para organizar a ida de caravanas bolsonaristas para acampamentos em…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 19, 2024
Érika Hilton, deputada federal (PSOL-SP) — “A Polícia Federal deflagrou nessa manhã uma operação que prendeu militares que faziam parte de um plano de golpe de estado que, inclusive, contaria com o assassinato do presidente Lula, de Alckmin e do Ministro do STF Alexandre de Moraes”.
🚨 TOC TOC TOC
A Polícia Federal deflagrou nessa manhã uma operação que prendeu militares que faziam parte de um plano de golpe de estado que, inclusive, contaria com o assassinato do presidente Lula, de Alckimin e do Ministro do STF Alexandre de Moraes.
Um dos presos era… pic.twitter.com/NTznEHoq7C
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) November 19, 2024
Humberto Costa, senador (PT-PE) — “URGENTE! PF prende criminosos que planejaram a execução do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. LUGAR DE GOLPISTA É NA CADEIA!”
Marcelo Freixo, presidente da @EmbraturBrasil — “URGENTE! A PF acaba de prender 4 militares do Exército e um Policial Federal acusados de planejar o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes. O plano, chamado “Punhal Verde e Amarelo”, seria executado em dezembro de 2022, para impedir a posse do novo governo. Sem anistia para os golpistas!”
Guilherme Boulos, deputado federal (PSOL-PT) — “Nas fotos, Jair Bolsonaro e um dos presos na operação de hoje, que chegou a ser ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência. Tirem suas próprias conclusões.”
Nas fotos, Jair Bolsonaro e um dos presos na operação de hoje, que chegou a ser ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência.
Tirem suas próprias conclusões. pic.twitter.com/PDLrZ6lsQU
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 19, 2024
Bohn Gass, deputado federal (PT-RS) — “A PROVA DEFINITIVA DA TENTATIVA DE GOLPE DO BOLSONARISMO foi encontrada pela Polícia Federal: um plano detalhado para matar, entre novembro e dezembro de 2022, o presidente @LulaOficial, o vice @geraldoalckmin e o ministro @alexandre
de Moraes.
A PROVA DEFINITIVA DA TENTATIVA DE GOLPE DO BOLSONARISMO foi encontrada pela Polícia Federal: um plano detalhado para matar, entre novembro e dezembro de 2022, o presidente @LulaOficial, o vice @geraldoalckmin e o ministro @alexandre de Moraes.
Pra entender, segue o fio 👇 pic.twitter.com/IjeNdpI3FT— Bohn Gass (@BohnGass) November 19, 2024
Lindbergh Farias, deputado federal (PT-RJ) — “GRAVÍSSIMO O plano de execução do Lula, Alckmin e Moraes foi discutido na casa do general Braga Netto. Braga Netto foi vice na chapa de Bolsonaro em 2022, ministro da Defesa e ministro da Casa Civil do inelegível golpista. É MUITO GRAVE, pessoal! Essa turma não tava pra brincadeira!
Randolfe Rodrigues, senador (AP – PT) — “Eles faziam parte dos “kids pretos”, que também estavam envolvidos com o 8 de janeiro. O fascismo e a delinquência serão combatidos com a Lei e a Constituição. O antídoto ao ódio é o Estado Democrático. SEM ANISTIA!”
A Polícia Federal acaba de prender militares que, após o resultado das eleições de 2022, teriam planejado assassinar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes, para concretizar um golpe de Estado.
Eles faziam parte dos “kids pretos”, que também…
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 19, 2024
Relacionados
Agente da Abin afirma ter sido obrigado a trazer relógios do Qatar para Ramagem, diz site
O agente teria sido 'constrangido' por uma assessora de Ramagem para que trouxesse os itens
PF toma depoimento de atual diretor-geral da Abin decidida a indiciá-lo
Inquérito apura o suposto uso ilegal do órgão durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)
Moraes cobra embaixador da Espanha após extradição de bolsonarista ser negada
Após negativa para extraditar Oswaldo Eustáquio, ministro suspendeu processo contra búlgaro pedido por governo espanhol