ICL Notícias

Porto Alegre registrou hoje a maior enchente do Guaíba desde setembro de 1967 e a segunda maior desde 1941. O nível do rio superou as marcas observadas na grande enchente de outubro de 2015, quando do Super El Niño. Com a grande enchente, alagamentos foram registrados no Sul, na área central e na Zona Norte.

A última medição da régua eletrônica no Cais Mauá, às 7h30, indicou 2,94 metros, igualando a marca deste ponto de medição na enchente de 2015. No mesmo dia de 2015, a MetSul mediu 2,97 metros na régua física do Cais Central.

Ocorre que a régua eletrônica do governo do estado deixou de reportar dados enquanto as águas subiam rapidamente e com forte vento Sul represando o Guaíba durante toda a manhã, assim é inequívoco que a cheia de 2015 foi superada.

Como a régua da Ilha da Pintada da Defesa Civil marcou 2,92 metros no meio da manhã e este ponto de medição nas ilhas indica cotas cerca de 10 cm abaixo do que é medido no Cais do Centro, é quase certo que o nível do Cais tenha atingido ou ficado muito perto dos 3,00 metros da cota de inundação.

IMAGENS

Imagens publicadas em redes sociais no final da manhã mostravam o Cais do Porto, junto ao Centro, tomado pelas águas com apenas o Muro da Avenida Mauá separando as águas do Guaíba do Centro da cidade. Fotos históricas do cais alagado no Centro, como as vistas hoje, somente foram observadas nos últimos 80 anos nas grandes enchentes de abril e maio de 1941, setembro de 1967 e outubro de 2015.

O Guaíba avançou sobre a cidade no Sul da capital, onde não há sistema de contenção de cheias, alagando áreas em bairros como Guarujá, Belém Novo e Ipanema. O vento forte de Sul gerava muitas ondas que faziam as águas ingressarem na orla do bairro Ipanema.

Na Zona Norte, a água refluiu pela rede de esgotos, causando grandes alagamentos na Avenida Voluntários da Pátria, nas imediações da estação São Pedro do Trensurb. A água jorrava para fora de bueiro na esquina da Voluntários com a Avenida Polônia. A Ernesto da Fontoura e Avenida Missões estavam alagadas perto da Voluntários da Pátria.

NÍVEL
O nível do Guaíba chegou a 2,70 metros ontem e começou a subir no fim da tarde, terminando o dia em 2,79 metros. Com o ciclone na costa, o vento passou a ser de Sul na Lagoa dos Patos, gerando forte represamento, que elevou o nível em cerca de 20 centímetros entre a madrugada e a manhã de hoje.

A prefeitura decidiu que o sistema de contenção do Guaíba permanecerá com todas as comportas fechadas. As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Informações da MetSul Meteorologia

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail