ICL Notícias

Posse de Milei na Argentina: Como será a cerimônia, a que horas e quem vai

Evento deve contar com ampla presença de extremistas também do Brasil, incluídos aí o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma comitiva bolsonarista
10 de dezembro de 2023

O extremista de direita Javier Milei (La Libertad Avanza), que se autodenomina um anarcocapitalista, assume neste domingo (10) a Presidência da Argentina. Passará a Milei o cargo o até então presidente Alberto Fernandéz, durante cerimônia no Congresso Nacional.

Nas redes sociais, em tom de convocatória, Milei já anuncia há algumas semanas a cerimônia e convida a população a acompanhar a solenidade. Ao publicar uma imagem com o chamamento, Milei pôs a legenda do lema de campanha: “Viva a liberdade, caralho”.

O evento deve contar com ampla presença de extremistas também do Brasil, incluídos aí o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma comitiva bolsonarista com Eduardo Bolsonaro à frente do grupo.

Como será o evento?

Está previsto que Milei encabece a programação, junto com a vice-presidente eleita, Victoria Villaruel. A Constituição argentina estabelece que ambos devem fazer um juramento, conduzido pelo presidente do Senado e diante do Congresso e da Assembleia nacionais. Os políticos devem se comprometer com o desempenho leal e patriota do cargo de presidente da nação argentina.

Atacada várias vezes durante a campanha por Milei, a vice-presidente do Senado, Cristina Kirchner será responsável de presidir o juramento no Parlamento. Depois, também está previsto na Constituição que Milei seja recebido pelo chefe da Casa Militar, o diretor do cerimonial e um ajudante, na Casa do Governo. De lá, o grupo segue até o Salão Branco.

Depois, Alberto Fernandéz entrega a Milei as insígnias presidenciais, que são um bastão de poder e a faixa presidencial. Fernández, então, se despede do presidente eleito e deixa o Salão Branco junto com os ex-ministros.

Finalizado esse ato, Milei é quem conduz o juramento os ministros escolhidos por ele. Não é previsto nenhum discurso do presidente eleito aos parlamentares. Depois da cerimônia no Congresso, Milei se dirige à Casa de Governo num carro conversível pela Avenida de Maio.

A que horas será a solenidade? E como ver? 

A cerimônia está marcada para começar às 11h, hora local na Argentina.

O canal oficial no Youtube da Câmara dos Deputados argentina vai transmitir o evento.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail