ICL Notícias
Internacional

Europa vai oferecer negociação ao Irã para pôr fim ao conflito com Israel, diz Macron

Negociação será apresentada pelo ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, e seu pares, ao seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, em Genebra
20/06/2025 | 11h46
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou, nesta sexta-feira (20), que os ministros europeus reunidos em Genebra farão “uma oferta de negociação completa, diplomática e técnica” ao Irã, que inclua a questão do programa nuclear, para acabar com o conflito com Israel. Segundo ele, esta solução pacífica será “colocada sobre a mesa”, mas o Irã precisará “mostrar sua disposição de aderir à plataforma”.

“É essencial priorizar o retorno a negociações substantivas [com o Irã] que incluam questões nucleares, para chegar a zero enriquecimento [de urânio], balística, para limitar as capacidades iranianas, e o financiamento de todos os grupos terroristas que desestabilizam a região”, disse Macron.

A oferta será apresentada pelo ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, e seu pares, ao seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, em Genebra. A proposta possui quatro pontos e o primeiro prevê a retomada do trabalho da agência atômica da ONU, com “a capacidade de ir a todos os locais”, para que o Irã passe a zero enriquecimento de urânio.

O segundo e o terceiro ponto compreenderiam a supervisão das atividades balísticas do Irã e como ele financia seus representantes na região, acrescentou. O quarto seria a libertação de “reféns” pelo Irã, indicou, referindo-se aos estrangeiros presos pela república islâmica, entre os quais dois cidadãos franceses.

“Ninguém deve ignorar o risco de um Irã com armas nucleares”. Ao mesmo tempo, “ninguém pode acreditar seriamente” que os ataques atuais de Israel sejam capazes de eliminar essa ameaça, afirmou Macron.

“Considero que os ataques que atingem instalações civis ou energéticas e atingem populações civis devem parar imediatamente. Nada justifica isso”, completou.

Potência europeias em negociação com o Irã

A reunião prevista para esta sexta-feira em Genebra envolve os ministros das Relações Exteriores de França, Reino Unido e Alemanha, três potências europeias, além da chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, que conversarão com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi.

Alemanha, França e Reino Unido assinaram, em 2015, com Estados Unidos, China e Rússia, um acordo com o Irã para garantir a natureza civil de seu programa atômico, em troca da suspensão progressiva de sanções econômicas. Mas em seu primeiro mandato, Donald Trump retirou Washington do acordo e Teerã deixou de cumprir o compromisso.

Nas últimas semanas, negociadores americanos e iranianos participaram de várias rodadas de conversações para um novo acordo, interrompidas pelo ataque israelense.

Além de se reunir com seus homólogos europeus, Araghchi discursará no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, nesta sexta-feira. A fala está prevista para ocorrer às 13h (10h em Brasília), segundo o porta-voz do conselho, Pascal Sim. Daniel Meron, embaixador de Israel na ONU em Genebra, vai falar com os jornalistas um pouco antes, segundo uma porta-voz da ONU.

O Conselho de Segurança da ONU também se reunirá nesta sexta-feira, em uma sessão solicitada pelo Irã com o apoio da Rússia, China e Paquistão.

Potência europeias irã

Bat Yam, cidade perto de Tel Aviv, atingida por ataque do Irã

Israel iniciou em 13 de junho uma campanha de ataques aéreos contra o Irã, alegando que Teerã estava prestes a produzir uma arma nuclear. Os iranianos responderam com lançamentos de mísseis e drones.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail