ICL Notícias
Internacional

Agência Prensa Latina sofre ataque cibernético e perde canal no YouTube

Empresa está sediada em Havana, na capital do país caribenho, desde sua fundação, há quase 65 anos
18/03/2024 | 06h00

Por Toda Palavra

A Agência de Notícias cubana Prensa Latina informou, no último domingo (17), que foi alvo de um ataque cibernético que resultou na perda de seu canal no YouTube — o Prensa Latina TV. A empresa está sediada em Havana, capital de Cuba, desde a sua fundação, há quase 65 anos.

Segundo comunicado da agência, o ataque ocorreu no sábado (16), quando a conta de e-mail associada ao canal foi hackeada e as credenciais de acesso e recuperação foram modificadas.

No lugar do canal do YouTube da agência, aparece uma empresa americana chamada MicroStrategy, com dados de data de abertura do canal, visualizações e assinantes acumulados semelhantes aos da Prensa Latina TV.

Números da Prensa Latina TV

O canal, criado em 2012, acumulou 64.500 inscritos, com um crescimento dinâmico em 2023, quando começou com 21.000 e fechou com 53.379. No ano passado, a Prensa Latina TV teve 9.669.000 visualizações, contra 812.738 em 2022.

Em janeiro deste ano, a Prensa Latina TV registrou 1.491 novos inscritos e 601.800 visualizações totais, com 797.500 minutos de visualização.

Reações

A agência, no comunicado, afirma esperar que a empresa norte-americana de informática Google investigue o ocorrido e adote as medidas necessárias para recuperar o canal atacado em violação às regras mais básicas de funcionamento da Internet.

O presidente da Prensa Latina, Luis Enrique González, afirmou que “ninguém silenciará a voz da Prensa Latina, que há 65 anos está em nome do Sul Global”. Ele disse ainda que essa não é a primeira tentativa de desestabilização contra a agência e que, ao longo da sua história, enfrentou ameaças e atos hostis.

González mencionou que documentos da Agência Central de Inteligência (CIA) e do Federal Bureau of Investigation (FBI), ambos norte-americanos, consideravam que a agência era uma das armas mais perigosas nascidas em Cuba.

A publicação digital Summary Latinoamericano e os comunicadores Florencia Lagos e David de la Paz também se manifestaram em repúdio ao ataque informático.

Presidente da Casa de las Américas, o intelectual cubano Abel Prieto, afirmou que o ataque é a resposta típica do fascismo aos que defendem a verdade e as causas populares.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail