ICL Notícias
País

Preso hoje pela PF, Filipe Martins foi citado na delação de Mauro Cid

Mauro Cid relatou à PF que Jair Bolsonaro recebeu das mãos de Filipe Martins uma minuta de decreto golpista
08/02/2024 | 14h41

Preso hoje em Ponta Grossa (PR), pela Polícia Federal, o ex-assessor especial para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro, Filipe Garcia Martins foi citado em depoimento pelo tenente-coronel Mauro Cid, que fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal. Ele é um bolsonarista ligado à cúpula da extrema-direita norte-americana, seguidor ferrenho de Olavo de Carvalho e próximo de Donald Trump, está no centro das investigações sobre os ataques golpistas que culminaram no 8 de janeiro.

Mauro Cid relatou à PF que o ex-presidente recebeu das mãos de Filipe Martins uma minuta de decreto golpista de convocação de novas eleições, logo após o pleito de outubro do ano passado, vencido pelo presidente Lula.

Segundo a PF apurou, Bolsonaro determinou a modificação da minuta, que citava a prisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal federal (STF), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que fosse mantida apenas a prisão de Alexandre de Moraes, além da realização de novas eleições.

A PF cruzou as informações de Cid com uma série de arquivos encontrados no celular do militar. Eles incluem uma minuta golpista e um roteiro para o golpe de Estado, além de um parecer emitido pelo jurista e advogado Ives Gandra Martins para embasar juridicamente a empreitada criminosa. A análise pode confirmar se foi Gandra quem participou da reunião com Bolsonaro e Filipe Martins.

A minuta entregue ao ex-presidente incluía a determinação da prisão de adversários. Outra informação é que, segundo o relato de Cid à PF, Bolsonaro, após receber o documento, consultou militares de alta patente sobre viabilidade de um golpe de Estado.

A PF investiga se a minuta é a mesma que foi encontrada na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e que, da mesma forma, também autorizava prisão de adversários.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail