ICL Notícias

Preso por roubar lençol, homem é solto após passar quase 3 meses na cadeia sem acusação formal do MP

Ministério Público fluminense não ofereceu denúncia contra rapaz detido, apesar de se manifestar em audiência de custódia pela conversão da prisão em flagrante em preventiva.
18/09/2023 | 14h13

Um homem preso por roubar um lençol numa loja da rede Tok & Stok passou quase três meses preso sem que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) oferecesse denúncia contra ele ou sequer se manifestasse sobre o caso na Justiça.

Diante do silêncio do MP e prazo mais que estourado de prisão, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RJ (TJRJ) decidiu, nesta segunda-feira (18), após atuação da Defensoria Pública, soltar o rapaz.

Segundo informações do processo obtidas pelo ICL Notícias, o crime ocorreu em 24 de junho deste ano. Dois dias depois, o homem passou por audiência de custódia e, a pedido do MP, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.

Entretanto, até esta segunda, o órgão ministerial não tinha se posicionado sobre o caso.

O defensor público Eduardo Newton apresentou habeas corpus apontando a ilegalidade no excesso de prazo da prisão, e argumentou que a situação do homem havia caído num limbo processual.

Relatora do processo, a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira determinou a revogação da prisão por constatar “evidente constrangimento ilegal”.

“Defiro a ordem e revogo a prisão preventiva do paciente, devendo a Secretaria (de Administração Penitenciária expedir de imediato o pertinente alvará de soltura em favor do paciente”, escreveu a magistrada.

Nicolás Satriano, ICL Notícias

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail