ICL Notícias

O Outono, que começou no dia 20 de março e tem duração até 21 de junho, representa, para as condições climáticas, uma transição entre o tempo quente e úmido e o inverno frio e seco. Segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fenômenos como neve, geadas, nevoeiros e chuvas estão previstos para a estação.

Uma das características do Outono é a chegada de massas de ar frio, vindas do sul do continente. Com isso, a região Sul e parte do Sudeste terão queda das temperaturas do ar. Durante a estação, a chuva ainda estará presente na parte norte das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o Inmet, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ter nevoeiros durante a estação. Outros fenômenos típicos do outono, como neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também aparecerão.

Previsão do tempo para esta semana

Inmet prevê chuvas intensas para a região Sudeste, sobretudo Rio e São Paulo (Agência Brasil)

No sudeste e leste de São Paulo e Rio de Janeiro, são previstas pancadas de chuvas com volumes que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no final desta semana. Foto: Agência Brasil

Até o próximo dia 15 de abril, o Norte do país pode ter pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 80 mm em áreas do Amazonas, Pará, e Tocantins. Essas áreas podem ter raios, rajadas de vento e trovoadas. Não choverá em Roraima nem no noroeste do Pará.

No Nordeste, o norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, bem como no interior da Paraíba, podem ter grandes acumulados de chuva, podendo superar os 80 mm. Na parte leste, são previstos acumulados maiores que 60 mm. Já no interior da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, não há previsão de chuva.

O Centro-Oeste do país pode ter chuva acima de 40 mm na parte oeste da região. No centro-sul de Mato Grosso do Sul, o total de chuva poderá ultrapassar os 70 mm. Nas demais regiões, o acumulado deve ser menor.

O Sudeste, nesta semana, terá tempo quente e seco, principalmente no norte de Minas Gerais. No sudeste e leste de São Paulo e Rio de Janeiro, são previstas pancadas de chuvas com volumes que podem ultrapassar os 60 mm, especialmente no final desta semana.

No Sul, Santa Catarina e o Paraná podem ter chuvas intensas, por conta de uma frente fria que avança no oceano. No Rio Grande do Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer mais para o fim de semana e podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo.

Previsão do tempo para a próxima semana

Na próxima semana, entre os dias 16 e 24 de abril, o Norte do país pode ter grandes acumulados de chuva ao longo da semana, podendo superar 70 mm em grande parte de região, exceto no norte de Roraima, leste do Acre e do Tocantins, com volumes inferiores a 50 mm.

No Nordeste, a chuva deve acontecer em forma de pancadas. O volume pode superar os 70 mm no Maranhão, Piauí, norte do Ceará e Rio Grande do Norte, além da parte sul da Bahia.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a chuva também podem ocorrer em formas de pancada, podendo ser localmente fortes. O volume pode superar os 70 mm no norte das duas regiões. Nas demais áreas, a previsão é de volumes inferiores a 50 mm.

No Sul, o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina devem ter chuvas acima de 50 mm. No restante da região, a previsão é de volumes menores, especialmente no noroeste do Paraná, onde os acumulados podem ficar abaixo de 20 mm.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail