A semana segue com a previsão do tempo de fortes chuvas em várias regiões do país, influenciada por um cavado meteorológico, uma área de baixa pressão e a Zona de Convergência Intertropical.
Região Sul do Brasil com instabilidades
Nesta terça-feira (25), segundo a previsão do tempo do Climatempo, a permanência de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera e a circulação de umidade associada a uma alta pressão que avançou após a passagem da frente fria manterão o tempo instável no Sul.
No Rio Grande do Sul, o dia começa com céu parcialmente nublado e aberturas de sol, mas, à tarde, pancadas de chuva se espalham pelo estado. Nas regiões das Missões, Central e dos Vales, há risco de chuva intensa com rajadas de vento e descargas elétricas. O alerta para temporais se estende ao Noroeste, Norte e Serra Gaúcha.
Em Santa Catarina, a manhã deve ter períodos de sol entre nuvens, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia, com chuvas se espalhando à tarde. Quase todo o estado está sob risco de temporais, acompanhados de raios e ventos fortes, com destaque para o litoral, incluindo a Grande Florianópolis.
No Paraná, a manhã será de tempo mais aberto, mas, com o avanço do dia, a nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva se intensificam. Regiões como Londrina, Ponta Grossa e Curitiba devem enfrentar chuvas fortes com raios e ventos. Já áreas como Paranavaí, Maringá, Foz do Iguaçu e o litoral paranaense seguem em alerta para temporais, incluindo possibilidade de granizo.
Região Sudeste tem previsão de chuvas fortes
A frente fria que avança pela costa mantém as instabilidades sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pela manhã, o sol aparece, contribuindo para o aumento das temperaturas, mas à tarde as chuvas ganham força. A Zona da Mata Mineira, o Centro e Norte Fluminense e o Sul do Espírito Santo devem enfrentar temporais, segundo a previsão do tempo.
Em São Paulo, a umidade elevada e o calor favorecem pancadas de chuva isoladas, com risco de precipitações fortes acompanhadas de raios e ventos.

Essas são as áreas de maior risco de temporais (Fonte: Climatempo)
Região Centro-Oeste com chuvas intensas
A presença de uma baixa pressão sobre o Paraguai mantém as instabilidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente no oeste e sul do MS e no norte do MT.
Em Goiás e no Distrito Federal, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva fortes, com possibilidade de temporais isolados em Brasília.
Região Nordeste tem chuvas no litoral e tempo seco no interior
Segundo a previsão do tempo, os ventos úmidos vindos do oceano continuam formando nuvens carregadas no litoral, com risco de chuvas intensas em Salvador, Recife e João Pessoa.
Já no sertão e agreste, o tempo segue firme, com baixa umidade do ar. No litoral do Maranhão e Piauí, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical reforça as chuvas.
Região Norte segue com temporais
O calor e a umidade favorecem a formação de instabilidades em toda a região. Temporais são esperados no Amazonas, Pará e norte de Rondônia, enquanto no Tocantins, Acre e Roraima há chances de chuvas intensas. No Amapá, a ZCIT mantém o estado sob risco de tempestades, especialmente à tarde, segundo a previsão do tempo.
Relacionados
Verão foi menos chuvoso do que o necessário para repor água do solo
Escassez de umidade prejudica a produção agrícola e florestas
Previsão do Tempo: Chuvas marcam o dia em grande parte do Brasil
Centro-Oeste, Norte e Nordeste têm alerta de chuvas intensas; temperaturas chegam a 36 °C
Previsão do tempo: sol, chuvas e abafamento marcam esta quarta-feira (26)
O Brasil terá o dia marcado por diferentes condições climáticas, variando entre sol, chuvas e sensação de abafamento