O Brasil amanhece nesta terça-feira (13) com um cenário climático bastante diverso entre as regiões, segundo a previsão do tempo. Enquanto o Sul e parte do Sudeste enfrentam temperaturas mais baixas, o Norte e o Nordeste devem registrar pancadas de chuva, algumas com forte intensidade. Confira a previsão detalhada por região:
Sul
O tempo firme predomina no Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina e do Paraná. No litoral catarinense e paranaense, a infiltração marítima favorece chuva moderada, com possibilidade de pancadas isoladas no norte do Paraná. A massa de ar frio começa a perder força, mas ainda garante um amanhecer gelado, especialmente na campanha gaúcha e nas serras gaúcha e catarinense. Apesar do frio, não há previsão de geada.
Sudeste
A umidade vinda do oceano provoca chuva na faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pancadas isoladas e moderadas também podem ocorrer no norte paulista e no Triângulo Mineiro, devido à circulação de ventos em níveis mais altos da atmosfera. A influência do ar frio persiste, mantendo as temperaturas mais baixas na faixa leste paulista, sul de Minas e no estado do Rio de Janeiro.

Dia em São Paulo deve ficar fechado, frio, e com poucas chances de chuva. Já no restante da região, a chance de precipitação é maior (Reprodução)
Centro-Oeste
Pancadas de chuva isoladas à tarde estão previstas para o norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e partes do Mato Grosso. Nas demais áreas da região, o sol predomina. O calor continua sendo a marca registrada, especialmente no Mato Grosso.
Nordeste
O leste da região, incluindo Bahia, Sergipe, Alagoas e o litoral de Pernambuco, deve receber chuva devido aos ventos que sopram do oceano. Já no norte do Maranhão, no Ceará e no extremo norte do Piauí, pancadas com trovoadas são esperadas por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No interior nordestino, o sol e o calor seguem firmes.
Norte
A ZCIT intensifica as condições de chuva forte no Amapá, norte do Pará, Amazonas e principalmente em Roraima, onde os volumes devem ser mais significativos. No Tocantins, o tempo fica firme com poucas nuvens, enquanto Acre e Rondônia terão um dia mais nublado, mas sem previsão de chuva.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Temperatura global em junho foi 3ª maior já registrada no mês, diz observatório europeu
Com uma temperatura global média de 16,46 °C, o mês foi 0,20 °C mais frio que o recorde (junho de 2024), e 0,06 °C mais frio que o mesmo período de 2023
Calor faz sindicato global de jogadores avaliar medidas
O sindicato de jogadores quer ampliar a duração do intervalo para 20 minutos e incluir pausas para resfriamento mais frequentes
Onda de calor coloca Paris em alerta vermelho e fecha escolas na Europa
Temperaturas ultrapassam 40 °C em vários países; ONU alerta para risco de mortes e impacto da crise climática