A quarta-feira (30) será marcada por contrastes no clima em todo o Brasil, segundo a previsão do tempo. O Sul do país terá tempo firme, céu limpo e risco de geada em diversas regiões. Já no Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste, o cenário é de chuvas intensas, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em algumas localidades, trazendo riscos como alagamentos, cortes de energia e queda de galhos. No Sudeste, o tempo segue instável, com nebulosidade e pancadas isoladas, diz a previsão do tempo.
Sul
A Região Sul terá poucas nuvens ao longo do dia, com tempo firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas capitais, Curitiba deve registrar a temperatura mínima da região, com 9°C e céu claro. A máxima pode alcançar 24°C em Florianópolis, Porto Alegre e também na capital paranaense.
No entanto, um alerta de geada se estende por todo o Sul, afetando especialmente as regiões:
• Vale do Itajaí
• Grande Florianópolis
• Metropolitana de Porto Alegre
• Nordeste Rio-grandense
• Serrana
• Sul, Oeste e Norte Catarinense
• Sudeste e Centro-Sul Paranaense
Sudeste
O Sudeste terá muitas nuvens e grande possibilidade de chuva ao longo do dia. Com as mais intensas se concentrando em Minas Gerais e Espírito Santo, especialmente no Norte e Noroeste desses estados, com acumulados de até 50 mm pela manhã, diz a previsão do tempo.
No Rio de Janeiro e São Paulo, o céu deve variar entre nuvens e nevoeiro pela manhã, com tempo mais aberto à tarde. Na capital paulista, a mínima prevista é de 14°C, enquanto no Rio de Janeiro a maxima pode chegar aos 25°C.

No Sudeste, é esperado mais um dia de chuva por toda a região (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)
Centro-Oeste
A quarta-feira será de instabilidade em boa parte da Região Centro-Oeste, com previsão de chuvas isoladas no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Mato Grosso do Sul, por outro lado, terá céu com poucas a muitas nuvens, sem expectativa de chuva.
Há alerta de chuvas intensas com acumulado de até 50 mm pela manhã em DF, GO e MT, e em Campo Grande, a mínima é de 13°C. Já Cuiabá e Goiânia podem atingir os 30°C.
Nordeste
A Região Nordeste terá muitas nuvens e pancadas de chuva, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará e norte do Rio Grande do Norte. Em estados como Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e norte baiano, o tempo permanece nublado, com chance de chuva leve, segundo a previsão do tempo.
Um alerta de chuvas intensas cobre o litoral do Maranhão e o extremo oeste da Bahia, com volumes de até 50 mm. Já no sul e centro-sul baiano, as chuvas podem chegar a 100 mm, com risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, com diz a previsão do tempo. As menores temperaturas são previstas em Aracaju, Maceió, Teresina e São Luís, com 24°C. A maior deve ser registrada em Maceió: 33°C.
Norte
A Região Norte terá um dia marcado por chuvas intensas, segundo a previsão do tempo. Para Acre e Amazonas, há alerta de perigo, com acumulado de até 100 mm pela manhã e risco de alagamentos, queda de galhos, cortes de energia e descargas elétricas.
Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins e Roraima também estão sob alerta de chuva forte, com até 50 mm nas primeiras horas do dia. As capitais com menor temperatura são Rio Branco e Palmas, com 23°C. A máxima pode chegar a 36°C em Boa Vista.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Previsão do tempo: chuva no Norte e Nordeste e tempo seco nas demais regiões
Baixa umidade preocupa em grande parte do país; calor se intensifica no Centro-Sul
Previsão do tempo: segunda começa com chuva intensa no Norte e seca no Centro-Oeste
Instabilidades atingem parte do país, com risco de temporais no Nordeste e umidade crítica no Centro-Oeste.
Previsão do tempo: calor de quase 35°C e alerta de temporais no Norte do país
Sexta-feira (11) será marcada por tempo seco em quase todo o Brasil e baixa umidade do ar