ICL Notícias

Previsão do Tempo: Março pode ter ondas de calor e chuvas abaixo da média

Março, de acordo com a previsão do tempo, também terá maior frequência de entrada de frentes frias no país
29 de fevereiro de 2024

A previsão do tempo para o mês de março, que marca o final do verão, é de altas temperaturas em todo o país. Os especialistas não descartam a ocorrência de novas ondas de calor, com a possibilidade de entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês pode ter chuvas abaixo da média, sobretudo em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. O Sudeste deve ter pancadas de chuva mais pontuais.

Na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, segundo previsão do Climatempo, há a possibilidade de pancadas de chuva características do verão, principalmente na primeira quinzena do mês.

Mapas mostram tendência de chuvas abaixo da média e calor para o mês de março. Foto: INMET

Março também terá maior frequência de entrada de frentes frias no país. A previsão é da aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês.

O El Niño, que está perdendo força, ainda deve seguir influenciando nas condições climáticas no mês de março, mas com menor intensidade. As águas aquecidas do Oceano Atlântico devem ter maior influência no regime de chuvas e calor em março. A informação é do G1.

Previsão do tempo para a Região Sul

No Sul do país, o tempo deve ficar abafado em boa parte do mês de março, sobretudo no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. Há possibilidade de eventos de calor intenso, principalmente no norte e oeste do Paraná, na primeira quinzena do mês.

Há, ainda, a possibilidade de chuvas intensas entre o Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sul do Paraná. Na segunda quinzena de março, as frentes frias podem ser mais frequentes, com ar frio chegando ao Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para a Região Sudeste

No Sudeste, a temperatura deve seguir elevada ao longo do mês de março, principalmente no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

As chuvas tendem a se concentrar no leste e norte da região. Os volumes mais elevados devem ser sentidos no norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Três ou quatro frentes frias devem passar próximas à região.

Previsão do tempo para a Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a temperatura deve ficar acima da média para o mês de março. O norte do Mato Grosso e quase todo o Mato Grosso do Sul devem ser as áreas mais afetadas pelas condições climáticas.

Há a possibilidade da ocorrência de ondas de calor ao longo do mês, principalmente no Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. No centro-leste de Goiás e no Distrito Federal, as chuvas devem ficar acima da média.

Previsão do tempo para a Região Nordeste

O Nordeste deve ter calor intenso em quase todas as regiões no mês de março, com exceção do interior da Bahia, Pernambuco e Piauí, onde os dias de calor intenso serão menos frequentes.

A chuva segue aumentando entre o litoral de Alagoas e o Rio Grande do Norte e há risco de temporais em Salvador. Com as águas aquecidas no Oceano Atlântico, Fortaleza e São Luís podem ter chuvas volumosas.

Previsão do tempo para a Região Norte

O tempo deve permanecer abafado em todas as áreas da Região Norte, com temperaturas acima da média no Amazonas, oeste do Pará e Roraima. A chuva aumenta gradualmente na região, mas os volumes ainda devem ficar abaixo da média para o mês.

O rio Amazonas e o rio Negro seguem recuperando seus níveis, com cotas entre a média e ligeiramente abaixo.

Início de ano mais quente da história

A América do Sul registrou o começo de ano mais quente desde que se iniciaram os dados de temperatura da região, apontou o centro climático da NOAA, a agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos. Conforme a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, a América do Sul registrou o janeiro mais quente até hoje observado.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail