A previsão do tempo do Climatempo aponta que uma nova frente fria deve manter o tempo frio nos próximos dias no Centro-Sul do país a partir desta quinta-feira (11). O fenômeno deve provocar mais chuva e intensificar a sensação de frio.
A massa de ar frio deve se deslocar rápido pelo Sul, gerando um canal de umidade em direção ao Mato Grosso do Sul e São Paulo até o final do dia de hoje (11).
No Sudeste, a queda de temperatura deve ser sentida na próxima sexta-feira (12). No Sul, há previsão de geada também nesta sexta.
Previsão do tempo: nova frente fria
A frente fria que passará pelo país a partir desta quinta-feira será acompanhada de uma massa de ar polar continental, fazendo com que as temperaturas tenham uma nova queda no Centro-Sul do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Sul do Brasil pode ter marcas 5 °C abaixo da média por período de até cinco dias.
No oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul, o frio deve seguir intenso. Há possibilidade de geada entre a madrugada e a manhã.
Entre o sul do Mato Grosso e o nordeste do Rio Grande do Sul, se estendendo até as partes sul e leste de São Paulo, as temperaturas devem ficar entre 3 °C e 5 °C abaixo da média para o mês.
Na área que vai entre o Acre e o Rio de Janeiro, as temperaturas devem cair por volta de 3 °C, com uma queda mais acentuada nas máximas.
Inverno
O inverno deste ano deve ser marcado por temperaturas acima da média esperada para a estação. No entanto, a primeira quinzena de julho tem sido marcada por tempo frio. Desde o dia 6 de julho, uma sequência de frentes frias têm mantido o ar frio em boa parte do território nacional.
As frentes frias são acompanhadas de uma massa de ar polar, que contribui para as quedas significativas das temperaturas. Com a menor incidência de radiação de solar ao longo do inverno, o frio tende a durar mais durante o dia.
Deixe um comentário