ICL Notícias
ouça este conteúdo

Segundo a previsão do tempo, o sistema, que avança pelo Sudeste, deve provocar temporais nos últimos dias do verão, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos em áreas urbanas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo emitiram alertas para diferentes regiões do país.

Região Sudeste

Segundo a previsão do tempo, a nova frente fria já começou a impactar São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nas últimas 24 horas, volumes expressivos de chuva foram registrados, nos próximos dias, as capitais da região também devem enfrentar chuvas intensas. Apesar da instabilidade generalizada, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo ainda devem registrar temperaturas elevadas, já que o tempo seco continuará predominando nessas áreas.

Sul e Nordeste: chuvas fortes e ventos intensos

A quarta-feira (19) também será marcada por tempestades e alagamentos nas regiões Sul e Nordeste. Segundo o Inmet, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 100 mm/dia. Além disso, os ventos devem atingir entre 60 e 100 km/h.

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população deve evitar áreas abertas durante tempestades e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Norte e Centro-Oeste: alerta de perigos potenciais

As regiões Norte e Centro-Oeste receberam alertas para chuvas moderadas, segundo a previsão do tempo, entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. O risco de grandes impactos é menor, mas recomenda-se atenção a possíveis alagamentos e queda de galhos de árvores.

Recomendações de segurança

Diante do risco de temporais, especialistas recomendam:

• Evitar deslocamentos durante chuvas fortes.
• Não buscar abrigo sob árvores ou estacionar próximo a torres de transmissão.
• Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em áreas de risco.

Com o fim do verão se aproximando, o padrão climático deve continuar instável nos próximos dias. A recomendação é acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações da Defesa Civil.

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail