ICL Notícias

Uma forte frente fria avançará pelo país nos próximos dias e ocasionará o primeiro frio mais intenso do inverno. Os meteorologistas do Climatempo apontam, na previsão do tempo, que a queda nas temperaturas deve ser acentuada em praticamente todo o país.

O período de frio intenso deve durar até a próxima terça-feira (2) e quebra uma sequência de dias quentes. Ao menos seis capitais devem registrar tanto a menor mínima quanto a menor máxima do ano: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima pode ficar na casa de 2 °C em Porto Alegre e 3 °C em Curitiba no domingo (30). Já na segunda (1), a previsão é de mínima de 10 °C em São Paulo e de 16 °C em Cuiabá.

Previsão do tempo: onda de frio no Sul

Nesta sexta-feira (28), a frente fria deve avançar pelo Sul do país, que deve enfrentar uma onda de frio. A onda de frio é caracterizada por temperaturas negativas e geadas em várias áreas. A tendência é de temperaturas 5 graus ou mais abaixo da média.

Há previsão de geada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul. Temperaturas negativas, de até -8 °C podem ser registradas nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense.

Há previsão de geada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul. Foto: Marleno Muniz Farias/ Governo de Urupema

Há expectativa de queda significativa das mínimas e máximas entre o sul do Mato Grosso e faixa leste do estado de São Paulo. Entre a faixa leste do Acre e o sul do Espírito Santo, as temperaturas devem ficar reduzidas em comparação aos últimos dias.

Inverno

O inverno deste ano, no entanto, deve ser de temperaturas acima da média para a estação. Massas de ar seco no interior do país devem dificultar o avanço do ar polar, com o frio ficando concentrado na região sul.

Os meteorologistas também pontuam que novas ondas de calor podem acontecer, especialmente mais para o fim da estação.

Previsão do tempo para esta sexta (28)

inverno

O período de frio intenso deve durar até a próxima terça-feira (2) e quebra uma sequência de dias quentes

Região Sul

No Sul do país, deslocamento de uma nova frente fria deve provocar aumento na condição de chuva sobre o centro-leste e sul do Rio Grande do Sul e sul do estado de Santa Catarina.

Região Sudeste

A aproximação da frente fria deve ocasionar o aumento de rajadas de vento em São Paulo nesta sexta-feira. A condição é de calor em todas as áreas do Sudeste devido à condição pré-frontal. Segundo os meteorologistas do Canal Rural, não chove em nenhuma área.

Região Centro-Oeste

Não há expectativa de chuva ainda e o ar continua seco no Centro-Oeste. O norte do estado de Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso e de Goiás devem ter umidade baixa.

Região Nordeste

Muito sol e temperaturas altas em todo o Nordeste. Chuva mais isolada e rápida no litoral do estado do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Pancadas mais irregulares no norte do estado do Maranhão e chuva isolada em Fortaleza, Ceará. O tempo fica firme na Bahia e no interior nordestino.

Região Norte

Não chove na maior parte do estado do Acre, no centro-sul de Rondônia e no Tocantins. Algumas pancadas mais irregulares podem ocorrer no estado do Amazonas, no centro-norte do Pará, em Roraima e no Amapá.

LEIA TAMBÉM

Inverno começa e deve ter temperaturas acima da média; veja o que esperar

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail