A semana entre esta segunda-feira (19) e sexta (23) será marcada por contrastes climáticos em várias regiões do Brasil, segundo a previsão, com destaque para o calor extremo no Centro-Oeste e a intensificação das chuvas no Nordeste. Em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os termômetros podem chegar aos 38 °C, enquanto no litoral de Alagoas e Pernambuco o volume de chuva pode ultrapassar os 150 mm, gerando riscos de alagamentos e deslizamentos.
Sul
Após dias de instabilidade, o tempo firme volta a predominar na maior parte da Região Sul, com sol entre poucas nuvens e variações térmicas de até 11 °C. Semana será mais úmida e com trovoadas nos próximos dias, com chuvas pontuais podendo ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o centro-sul do Paraná, com acumulados de até 45 mm. Já no centro-norte do Paraná, o tempo seguirá seco e quente, com máxima de 32 °C e risco de estresse térmico e hídrico.
Sudeste
O domínio de uma alta pressão atmosférica manterá o tempo seco e com sol entre nuvens na maior parte da região, exceto no norte de Minas Gerais. Apenas o litoral deve registrar chuvas leves, com acumulados entre 15 mm e 20 mm nos próximos cinco dias. No interior de São Paulo e de Minas Gerais, a baixa umidade e as altas temperaturas, que podem chegar a 33 °C, favorecem a colheita, mas prejudicam lavouras recém-plantadas. No Rio, tempo fica ensolarado em toda a semana, segundo a previsão do tempo.
Centro-Oeste
A região continua sob a influência de um bloqueio atmosférico, o que impede a formação de chuvas em praticamente todos os estados, deixando o tempo estável, seco e quente. Apenas o extremo norte de Mato Grosso pode registrar pancadas isoladas nos próximos cinco dias, com previsão de 10 mm. A umidade relativa do ar deve cair para 30%, e as temperaturas podem atingir os 38 °C, segundo a previsão.

Temperaturas chegam em 38 °C no Centro-Oeste, em outras regiões, clima é de instabilidade durante a semana (Foto: Tania Rego / Agência Brasil)
Nordeste
Uma frente fria provoca alerta máximo para o litoral norte de Alagoas, Pernambuco e sul da Paraíba, onde os acumulados de chuva podem superar os 150 mm nesta semana, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra. O interior dos estados também será afetado por precipitações moderadas, enquanto outras áreas como Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará receberão bons volumes, com os acumulados ficando em torno dos 30 mm. O tempo segue seco e quente no centro-oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o alerta para o Amapá, que pode receber cerca de 50 mm de chuva, segundo a previsão. No norte do Amazonas e Pará, pancadas ocorrem à tarde. Rondônia, Tocantins e o sul do Pará terão tempo seco. Já em áreas do Acre, Amazonas, Roraima e demais partes do Pará, os acumulados podem chegar a 70 mm, mantendo boa umidade no solo, mas com risco pontual de alagamentos.
Com essa previsão, a população deve se preparar para enfrentar tanto o calor intenso quanto os riscos provocados pelas chuvas excessivas em diferentes regiões do país.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Previsão do tempo: calor de quase 35°C e alerta de temporais no Norte do país
Sexta-feira (11) será marcada por tempo seco em quase todo o Brasil e baixa umidade do ar
Previsão do tempo: quinta-feira terá frio no Sul e chuvas no Norte e Nordeste
Mínima de 8 °C em Curitiba e calor de até 34 °C no Norte e Nordeste; geada atinge RS e SC
Frio segue no Sul e Sudeste, e Centro-Oeste tem ar seco e baixa umidade; veja a previsão
Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste devem enfrentar ar seco e baixos índices de umidade