ICL Notícias

Formada na costa brasileira e em deslocamento em direção ao Sul, a tempestade tropical Akará, segundo especialistas, deve se dissipar antes de chegar à terra. Antes disso, no entanto, a presença da tempestade formou um corredor de umidade em todo o interior do país, fenômeno que impacta no volume de chuvas no mês de fevereiro.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o país deve ter muita chuva ao longo desta semana, muito por conta da atuação de uma Zona de Convergência Intertropical. O nordeste do Pará e o litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará devem ser as regiões mais afetadas.

Além da Zona de Convergência, o El Niño, apesar de estar perdendo força e deve chegar ao fim até maio, também influencia nas condições climáticas do país.

Segundo o Inmet, grandes acumulados de chuva devem atingir áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, podendo ultrapassar 80 milímetros em 24 horas até o dia 26 deste mês.

NORTE

A região Norte deve ter pancadas de chuva ao longo da semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região. Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre devem ser os estados mais atingidos.

NORDESTE

No Nordeste, áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia devem ser afetadas por pancadas de chuva, que podem chegar a volumes superiores a 70 mm. Nas demais áreas, chove de forma isolada e em menor intensidade.

CENTRO-OESTE E SUDESTE

No Centro-Oeste e no Sudeste são previstas pancadas de chuva localmente fortes. Algumas áreas, como Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo, podem ter volumes maiores que 80 mm, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

SUL

Na região Sul, estão previstas chuvas isoladas em áreas do Paraná e sul de Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar 30 mm. Nas demais áreas, a previsão é de pouca chuva.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail