ICL Notícias

Previsão indica que Brasil terá tendência de chuva para os próximos dez dias

Segundo a Metsul Meteorologia, grande massa de ar frio sobre o Sul e o Atlântico causará precipitações
23/01/2024 | 19h17

A Metsul Meteorologia alerta para tendência de chuva para os próximos 10 dias em todas as regiões do Brasil. As precipitações vão ocorrer devido a uma grande massa de ar frio sobre o Sul e o Atlântico.

Na região Norte, altos volumes de chuva são esperados para os estados do Amazonas, Pará e Tocantins. No Amapá, sobretudo na área leste, pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), é esperada precipitação volumosa a excessiva.

Na região Nordeste, a tendência é de chuva quase generalizada nos próximos 10 dias, mesmo em áreas do Agreste. Deverá chover muito em grande parte da Bahia, com elevado risco de enchentes. Volumes elevados devem ser esperados também no Maranhão e no Piauí, principalmente no sul dos dois estados.

No Centro-Oeste, a chuva será bastante irregular, uma vez que a precipitação ocorre por pancadas associadas ao ar tropical quente e úmido. Onde mais deve chover é no norte do Mato Grosso, no Distrito Federal e no norte de Goiás.

SUL E SUDESTE

Grande parte do interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro devem ter condição muito parecida com o Centro-Oeste, registrando pancadas isoladas.

Os volumes devem ser altos no litoral e no leste paulista, incluindo a cidade de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em Minas Gerais, chuva volumosa a excessiva poderá ocorrer do centro para o leste do estado.

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro devem ter chuva muito frequente durante os próximos 10 dias. As precipitações na maior parte do período devem ser fracas, mas em alguns momentos podem ser moderadas a fortes, com risco de pancadas torrenciais e risco de alagamentos e deslizamentos.

No Sul, a chuva atinge grande parte da região com tradicional irregularidade e grande variabilidade de volumes, que marcam esta época do ano. No Paraná e em Santa Catarina, sobretudo no leste dos dois estados, os acumulados podem ser elevados. Já na maior parte do Rio Grande do Sul, deverá chover muito pouco.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail