A cidade do Rio de Janeiro vai enfrentar calor extremo nesta quarta-feira que pode acabar em temporal com chuva, raios e vendaval, alerta a MetSul Meteorologia. As máximas serão por demais elevadas durante o dia em vários pontos do estado com marcas muito altas na região dos Lagos, onde podem passar dos 40ºC.
O Rio teve máxima nesta terça-feira pela rede do sistema Alerta Rio de 36,2ºC em Irajá. Já a rede do Instituto Nacional de Meteorologia apontou máxima na capital fluminense hoje de 34,2ºC nas Vila Militar.
O calor aumenta muito na cidade do Rio de Janeiro a partir da dinâmica atmosférica associada a um ciclone na costa do Sul do Brasil. Uma frente fria vai se aproximar e induzir o ingresso de correntes de vento de Oeste e Norte, trazendo ar muito quente de São Paulo e de Minas Gerais.
A previsão da MetSul Meteorologia é que a máxima desta quarta na cidade do Rio possa chegar aos 40ºC, não se descartando marcas de 40ºC a 42ºC em alguns bairros e isoladamente superiores por efeito da grande ilha de calor urbano
O estado de São Paulo experimentou nesta terça mais um dia tórrido com marcas acima de 40ºC, O calor foi mais intenso no Centro, Oeste e no Norte enquanto na costa repetiu-se o ingresso de ontem de ar mais ameno com temperatura mais baixa. Quatro dos últimos cinco dias anotaram máximas acima dos 40ºC na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no estado paulista.
As máximas nesta terça-feira em São Paulo pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia ficaram ainda muito altas e ao menos sete cidades com medições do órgão tiveram marcas ao redor e acima de 40°C
Relacionados
Após denúncia de Edu Moreira, vaquinha do ICL avança para ajudar projeto social de Paraisópolis
Campanha busca construir primeira escola de Desenvolvimento de Negócios, Tecnologia e Comunicação da comunidade
DENÚNCIA EXCLUSIVA: Paraisópolis relata multiplicação repentina de pessoas em situação de rua
O ritmo de chegada dessas pessoas em situação de rua e usuários de drogas é de cinco a oito a cada dois dias
Estado de SP publica lista de escolas que podem aderir ao modelo cívico-militar
Modelo de educação cívico-militar é alvo de críticas por parte de educadores