Na primeira semana de novembro, a previsão é que se mantenham as condições para ocorrência de tempo instável no centro do país que provocarão chuvas fortes e temporais.De acordo com mapa elaborado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meterologia) apenas os estados do Nordeste, Pará e Amapá podem esperar temperaturas elevadas coim sol aparecendo entre nuvens nos próximos dias.
A circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, uma zona baixa pressão no Paraguai e de cavados (área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade) seguem deixando os estados que estão na área que vai do litoral do Sudeste até o norte do Amazonas mais úmida.
Na segunda-feira (4), uma frente fria em alto mar passa na altura do Rio Grande do Sul, favorecendo mais umidade e ajudando a organizar instabilidades entre o oeste e sul do RS com risco de temporais.
O sol ainda pode aparecer, com muitas nuvens no céu na maior parte do estado gaúcho, no oeste e sul de Santa Catarina e no noroeste, oeste e sudoeste do Paraná, mas as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento, com forte intensidade e com risco de ventos moderados a forte.
Na Serra do RS, sul de SC e litoral gaúcho, são esperados ventos fortes, com rajadas de até 70 km/h.
Tempo instável e temporais no Sudeste
No Sudeste, o risco de temporais continua alto no estado de SP; no sul, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas. Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, pode haver sol no decorrer da manhã e condições para pancadas de chuva de moderadas a fortes à tarde e à noite. Pouca chuva no ES e no Vale do Jequitinhonha.
Teremos um começo de semana com muitas nuvens e condição de chuva a qualquer hora do dia na Grande SP, nas cidades do litoral e do interior do estado. O risco de temporais, com potencial de transtornos como alagamentos, é na Região Metropolitana de São Paulo a partir da segunda-feira (4) no decorrer dos próximos dias.
A maior parte do Centro-Oeste também terá risco de temporais. Sol, aumento de nuvens e pancadas fortes a qualquer momento no leste e nordeste de MS, em GO, no DF, no centro-leste e norte de MT. Nas capitais Cuiabá e Campo Grande, a previsão é de chuva forte entre a tarde e a noite.
As condições de chuva também continuam na Região Norte. O sol aparece em Manaus, Boa Vista e em Porto Velho, com chance de chuva em forma de pancadas fortes com trovoadas, especialmente à tarde. Tempo firme apenas em Macapá e Belém.
Nova frente fria
Entre a quarta-feira (6) e a quinta-feira (7), o processo de formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve organizar ainda mais instabilidades sobre o país. Esta segunda frente fria se desloca para MS, SP, RJ e MG a partir da noite de quinta-feira (7).
Ela avança e aumenta a instabilidade na sexta-feira (8), principalmente em SP, RJ, sul e leste de MG, também por conta da formação de uma área de baixa pressão no mar entre a costa paulista e fluminense.
A primeira semana do mês de novembro pode terminar com fortes pancadas de chuva em grande parte do país, alerta para tempestades em SP e no RJ e possibilidade para transtornos entre a sexta-feira (8) e o próximo final de semana.
SAIBA MAIS:
Domingo com previsão de chuva forte em várias partes do país
Deixe um comentário