A prisão do general Walter Braga Netto no sábado (14) foi noticiada por veículos da imprensa internacional. Jornais europeus e sul-americanos, como o The Guardian, Le Monde e o El Clarín, e agências de notícias como Reuters e Associated Press destacaram em seu noticiário o fato de ele ter tido papel importante no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No jornal britânico The Guardian, com o título “Key ally of ex-Brazil president Bolsonaro arrested over alleged coup plot” ( “Aliado-chave de Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, é preso por suposta tentativa de golpe de estado”), o correspondente no Brasil Tom Phillips citou informação publicada em primeira mão por Juliana Dal Piva, do ICL Notícias.
” (…) Braga Netto ajudou a financiar o grupo de agentes das forças especiais que supostamente estava por trás desses planos de assassinato e sequestro. Braga Netto entregou esses fundos disfarçados de caixa de vinho, segundo o site de ICL Notícias”, escreveu Phillips.

Página do The New York Times com foto de Braga Netto e Bolsonaro (Foto: Reprodução)
No The New York Times, a matéria descreve assim do relatório da PF: “Em um relatório policial de 884 páginas sobre suas descobertas entregue aos promotores no mês passado, os investigadores concluíram que o sr. Bolsonaro tinha ‘pleno conhecimento’ do plano de assassinato [de Lula, Alckmin e Moraes]”.
Le Monde: plano teria sido discutido na casa de Braga Netto
O Le Monde relembra que o plano foi discutido na casa de Braga Netto: “O plano, denominado Punhal Verde e Amarelo, teria sido discutido na casa de Netto.”

Matéria da Reuters mostrou general Braga Netto na campanha de 2022, quando foi vice de Bolsonaro (Foto: Reprodução)
A agência Reuters relembra que o ex-ministro “foi chefe de gabinete do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi seu companheiro de chapa na tentativa frustrada de reeleição em 2022.” Já a Associated Press descreve Braga Netto como “ex-membro do gabinete do presidente Jair Bolsonaro e seu companheiro de chapa em 2022”.
Relacionados
Carta aberta aos pastores: Malafaia transformou o bolsonarismo em outro evangelho
Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gálatas 1.8)
Oposição recua da obstrução e expõe fragilidade da pauta da anistia
Sem efeito prático, recuo tenta evitar crise com Hugo Motta e evidencia uso da pauta para mobilização digital
Genial/Quaest: pesquisa aponta que maioria dos brasileiros é contra a anistia
Para maioria dos entrevistados, Jair Bolsonaro estava envolvido na trama do golpe e decisão do STF foi justa