O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou o ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, por falas sexistas sobre mulheres ucranianas. Ele é acusado de discriminação e preconceito de gênero. Em março de 2022, o ex-parlamentar divulgou áudio no WhatsApp em que afirmava que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”.
A denúncia é assinada por promotoras de Justiça do Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância do MP-SP. Segundo o texto, Do Val “preconceituosamente desqualificou” e “inferiorizou” as mulheres da Ucrânia.
“A prática misógina representa inaceitável, gravíssima e odiosa discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”, diz a denúncia.
Após o encaminhamento da denúncia, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que já arquivou uma queixa-crime sobre o caso, vai decidir se aceita ou não as acusações contra Do Val.
Em resposta, Arthur do Val afirmou que a acusação tem “teor político” e que não foi intimado pelo MP-SP. O ex-deputado estadual disse ainda que os advogados não tiveram acesso à denúncia.
ÁUDIOS MISÓGINOS
Os áudios, que foram enviados a integrantes do Movimento Brasil Livre, vazaram em março de 2022, após uma viagem de Do Val à Ucrânia. Na época, ele era deputado estadual pelo Podemos.
A divulgação das mensagens levou à cassação do mandato de Do Val, em maio do ano passado, por quebra de decoro parlamentar.
Relacionados
Denúncia contra Bolsonaro analisada no STF prevê penas que podem superar 40 anos
Tribunal avalia se ex-presidente se torna réu em ação sobre trama golpista, cujos agravantes podem aumentar condenação
MP denuncia 6 acusados de participarem do assassinato do delator do PCC
Três foragidos são acusados pelo homicídio de Vinicius Gritzbach; outros três PMs já estão presos
Lula acerta em retórica que questiona a anistia dos golpistas
Nas redes, usuários endossam a análise do presidente Lula e encaram o pedido de anistia como admissão de culpa