ICL Notícias

Prova de vida: saiba as novas regras e evite ficar sem aposentadoria

Procedimento é para comprovar que aposentado ou pensionista está vivo e continuar recebendo o benefício
3 de abril de 2024

O cantor e compositor Martinho da Vila surpreendeu a todos quando recentemente revelou que teve a aposentadoria do INSS suspensa por não ter feito a prova de vida. Segundo o sambista, ele está sem receber desde 2021 e cobra cerca de R$ 80 mil retroativos.

O esquecimento de Martinho da Vila liga o alerta para todos os beneficiários do INSS. Isso porque a prova de vida é um procedimento para comprovar que o aposentado ou pensionista está vivo e poder continuar recebendo o benefício. Confira abaixo.

Prova de vida: quem deve fazer?

O procedimento é obrigatório para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Governo Federal, conforme a Lei nº 10.559/2002, devendo ser realizado anualmente a partir do mês de aniversário do beneficiário até 60 dias após o seu término para evitar a suspensão do pagamento.

Como fazer?

Segundo as novas regras do INSS, os titulares notificados devem realizar a prova de vida através do aplicativo Meu INSS ou no banco onde recebem o benefício, dentro do prazo estabelecido após o recebimento da notificação.

No aplicativo Meu INSS, os segurados podem realizar a prova de vida por meio de biometria facial, utilizando a câmera do celular. É feito o cruzamento de dados pelo INSS ao receber informações de órgãos e entidades parceiras para comparação com os dados cadastrados em sua base. Isso inclui a declaração de Imposto de Renda, contratos de crédito consignado e registros no Sistema Único de Saúde (SUS), além de informações sobre vacinação.

Os assegurados do INSS podem fazer aprova de vida pelo aplicativo MEU INSS por meio da conta do governo

Prova de vida pode ser feita pelo aplicativo MEU INSS por meio da conta do governo. Foto: Reprodução

Também é possível fazer presencialmente em agências bancárias ou unidades do INSS. Já, para os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida é realizada nos aplicativos Sougov.br e Gov.br, ou na agência bancária onde recebem o benefício.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail