ICL Notícias

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) está sofrendo uma debandada de vereadores ao redor do país no ano de eleições municipais, a serem realizadas em outubro. Na última eleição presidencial, em 2022, o PSDB teve seu pior desempenho eleitoral nas urnas.

A legenda, após o fim do prazo para a janela partidária, ficou sem representantes em 12 das 26 capitais, inclusive nas maiores cidades dos principais colégios eleitorais do país (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo). O partido também está sem qualquer representação em São Luís (MA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC).

Em Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Vitória (ES), o partido já não tinha vereadores eleitos no pleito anterior, como no caso do Rio, e não conseguiu atrair novos nomes com mandatos. Em Fortaleza (CE), dois dos três eleitos deixaram a sigla. A informação é do jornal O Globo.

PSDB em São Paulo

Foto: Reprodução

Na capital paulista, ocorreu a maior debandada do partido, sete dos oito vereadores da sigla pediram desfiliação. A exceção é Carlos Bezerra Júnior, que se descompatibilizou da Secretaria Municipal de Assistência Social, e irá retomar o mandato na próxima semana. Por ser aliado de Ricardo Nunes (MDB), a expectativa é que ele também peça desfiliação.

A decisão dos parlamentares ocorreu após a Executiva provisória do partido rechaçar o apoio do PSDB na cidade à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em Belo Horizonte, o único representante eleito pelo PSDB, Henrique Braga, se filiou ao MDB. O vereador tem feito críticas ao partido, e acusou os tucanos de “chantagem” durante discurso na Câmara de BH.

“O PSDB foi muito desonesto comigo. Depois que trocaram a liderança municipal, o novo presidente começou a passar recadinho para mim, como se eu fosse estudante do jardim de infância. Sempre me ameaçando, me chantageando, de que eu não teria legenda”, disse.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, no entanto, o PSDB teve adesões nas câmaras do Centro-Oeste. Em Cuiabá, no Mato Grosso, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o partido filiou quatro e cinco novos vereadores, respectivamente.

No Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel é filiado ao PSDB.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail