Por Cleber Lourenço
A bancada do PT no Senado pretende definir até a próxima terça-feira (20) a estratégia oficial em relação à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A tendência predominante é de que o partido apoie a instalação da CPMI, com a convicção de que o governo deve atuar de forma direta na comissão para conduzir os trabalhos e controlar a narrativa.
A declaração pública do senador Fabiano Contarato em apoio à CPMI foi considerada antecipada por membros da bancada, mas não destoou do entendimento já consolidado internamente. O incômodo foi causado pelo fato de que o partido ainda finalizava uma estratégia conjunta, e esperava-se que qualquer comunicação fosse feita de forma unificada.
A preocupação com a unidade nas posições é uma prática comum na bancada petista, embora nem sempre respeitada. Um exemplo recorrente é o do senador Jacques Wagner, conhecido por declarações autônomas. Ainda assim, o gesto de Contarato não causou crise, apenas reforçou a necessidade de alinhamento interno.

Senador Fabiano Contarato
Instalação da CPMI do INSS
Em declaração ao ICL Notícias, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) defendeu a instalação da CPMI como instrumento de investigação, não como palanque:
“O PT não teme, em absoluto, a instalação de uma CPMI sobre o INSS. Pelo contrário: é essencial destacar que as fraudes começaram no governo Bolsonaro e foram desmanteladas no governo Lula. Confio na força das decisões coletivas e aguardo o debate e o posicionamento da nossa bancada para que, com unidade, definamos a melhor estratégia. Uma CPMI deve ser instalada para contribuir com a elucidação dos fatos — e não para se transformar em um palanque político ou em mero espetáculo midiático.”
Nos bastidores, a leitura é de que uma CPMI bem conduzida pode reforçar a narrativa de que o governo Lula atuou para desarticular um esquema herdado do governo anterior. A definição final da bancada deve influenciar a postura de outros partidos da base e abrir espaço para uma atuação mais articulada do Planalto no Congresso.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Fraude no INSS: devolução de valores a aposentados deve começar em 24 de julho, diz presidente
Declaração foi dada durante audiência de conciliação convocada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF)
PF apreende carros de luxo do ‘careca do INSS’ ao realizar novas buscas
Antônio Carlos Camilo Antunes é apontado como operador do esquema de fraudes do INSS
O que você precisa saber sobre as fraudes no INSS
Entenda como as fraudes começaram, de que forma foram descobertas e o que será feito a partir de agora