ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

Qual é o seu modelo de conflito?

Identifique seu estilo de conflito e observe o do outro. Isto trará crescimento interno, maior compreensão sobre sua parceria e as desavenças necessárias serão mais saudáveis e produtivas
15/01/2025 | 05h00
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Quando a pessoa, em um relacionamento, consegue identificar seu estilo de conflito e perceber o do outro, as soluções surgirão com mais facilidade e menos desgastes.

Descubra o seu:

  1. Desabafar: é quando a pessoa expressa sua emoção e quer argumentar exaustivamente, até encontrar uma solução. Muitas vezes esquece-se do filtro e extrapola em críticas e acusações. Tem ânsia de resolver a questão, foca na própria solução e ignora a possibilidade de que os dois teriam que resolver juntos o assunto.
  2. Esconder-se: algumas pessoas se fecham diante do conflito. Esta é uma característica mais masculina. Precisam se isolar e ter tempo para raciocinar e refletir sobre o assunto para depois manifestarem suas considerações sobre os fatos e possíveis resoluções.
  3. Explodir: é a pessoa que não consegue controlar suas emoções e esbravejam, exteriorizando tudo o que pensam, com muita intensidade. Esta forma de expressão pode ser muito prejudicial para o relacionamento, pois a manifestação destas emoções pode provocar grandes feridas, difíceis de serem curadas.

E como solucionar cada um destes tipos de conflito? Perceba em qual deles você se encaixa e depois identifique o da sua parceria. Aqui já temos um bom começo.

O desabafar precisa começar a perceber que focar na sua própria solução não ajuda no desenrolar da desavença. Tente se observar e traga a sua solução como sugestão, não regra e dê espaço para que o outro faça o mesmo.

O esconder-se não vejo como um problema caso exista uma comunicação ou mesmo satisfação para que a outra pessoa possa entender sua posição e necessidade. Caso contrário, sua atitude pode ser interpretada como rejeição ou que você está querendo ignorar o fato. A solução é explicar que você precisa de um tempo para pensar e deixe claro que logo trará seus comentários e pontos de vista, mas necessita se isolar e tempo para colocar as ideias em ordem.

O explodir precisa trabalhar em um melhor gerenciamento das suas emoções porque esta forma de expressão prejudica fortemente as soluções e aumenta os danos da relação. Ajuda externa é necessária, pois a parceria não tem ferramentas para poder lhe ajudar e provavelmente este comportamento está trazendo danos para outras áreas da sua vida.

Identifique seu estilo de conflito e observe o do outro. Isto trará crescimento interno, maior compreensão sobre sua parceria e as desavenças necessárias serão mais saudáveis e produtivas.

Grande abraço,

 

Relacionados

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail