Quase 20 mil pessoas passaram pelo velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro até a tarde de quarta-feira (23), informou a agência de notícias do Vaticano. A cerimônia começou na terça-feira (22) e permanecerá aberta ao público até sexta-feira (25).
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, prestou suas homenagens na quarta-feira (23) ao papa Francisco, comparecendo ao velório do pontífice na Basílica de São Pedro. Em discurso ao Parlamento italiano, a premiê refletiu sobre sua conexão pessoal com o pontífice. “Sempre serei grata ao papa Francisco pelo tempo que passamos juntos, por seus ensinamentos, por seus conselhos.”

A primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni, compareceu ao velório (Foto: Vatican Media)
Horário do velório do papa Francisco pode se estender
A Santa Sé disse mais cedo na quarta-feira que pode estender o horário de visitação até depois da meia-noite em Roma, no horário local (19h de Brasília), na sexta-feira (25), último dia do velório, devido ao comparecimento de grande número de pessoas.
O funeral do pontífice acontecerá no sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília) e deve reunir diversos líderes mundiais, incluindo Javier Milei, presidente da Argentina, terra natal de Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos EUA Donald Trump. O Vaticano espera que até 200 mil pessoas acompanhem o enterro de Francisco.
O papa Francisco, primeiro líder latino-americano da Igreja Católica Romana, morreu na segunda-feira (21) após sofrer um derrame e insuficiência cardíaca, informou o Vaticano, encerrando um pontificado no qual ele buscou reformar a instituição antiga e dividida. O papa será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, fora do Vaticano, quebrando mais uma tradição da Igreja Católica.
A Santa Sé também informou que 103 cardeais já estão no Vaticano, mas não comentou quantos deles são eleitores — ou seja, têm menos de 80 anos. Ao todo, há 135 cardeais eleitores atualmente.
Eles participam de reuniões pré-conclave, a votação secreta que vai eleger o próximo papa e definir os rumos da Igreja Católica pelos próximos anos.
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
‘Uma pessoa como Pepe Mujica não morre’, diz Lula após velório no Uruguai
'As ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos não se vão', disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montevidéu
Enviado do ICL ao Uruguai, Rodrigo Vianna traz os detalhes do velório de Pepe Mujica
Uruguaios se despedem de Pepe Mujica com cortejo por Montevidéu
A força do cordeiro, o nome do leão
Papa assumiu o nome dos fortes, mas falou com a mansidão dos que conhecem a fragilidade humana