ouça este conteúdo
|
readme
|
Os integrantes do grupo Racionais MC’s receberam o título de doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrega aconteceu em cerimônia na tarde da última quinta-feira (6), no Centro de Convenções da universidade, e foi restrita a convidados.
Na entrega da honraria, Mano Brown agradeceu o reconhecimento e lembrou a trajetória do grupo musical. “A única ambição que a gente tinha certeza que aconteceria era que, quando os pretos ouvissem a gente, alguma coisa aconteceria”, contou.
Racionais MCs
O Racionais MC’s foi criado em 1988. “A causa é maior que nós. Depois de nós, outros virão. Já chegaram, já estão aí, atuando de forma brilhante. Os jovens são o futuro. Vocês são a revolução online. A gente foi a faísca, lá na época das cavernas. Muito obrigado, sem palavras”, disse Mano Brown.
Os rappers Ice Blue, Edi Rock e KL Jay também fizeram agradecimentos. “Hip-hop para mim é um acontecimento espiritual. A Lauryn Hill também falou isso. Um acontecimento espiritual que fez um grande resgate dos pretos no mundo inteiro. […] Racionais não é só música, o grupo não é só o enfrentamento, é uma missão também”, disse KL Jay.

Racionais MC’s durante cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa na Unicamp. (Foto: Reprodução/YouTube)
Além deles, participaram da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; e a pedagoga, professora e doutora Nilma Lino Gomes, madrinha dos homenageados.
Título coletivo de doutor honoris causa
A Unicamp define o título de doutor honoris causa como “a distinção máxima prevista no estatuto”, concedida a “pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes; que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade; ou que tenham prestado relevantes serviços à Universidade”.
O título ao Racionais foi aprovado por reconhecido como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta a atuação política do grupo no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção”.
Já receberam a honraria os professores Paulo Freire e Antonio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.
Relacionados
Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias
Medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas
Fuvest divulga datas do vestibular 2026; Unicamp vai diminuir questões da 2ª fase
USP e Unicamp também selecionam alunos por meio do Enem
Ufes cassa títulos concedidos a Médici e Castelo Branco
Conselho universitário segue recomendação do MPF