ICL Notícias

Rebeca ganha ouro no solo em cima de Biles e se torna a maior medalhista brasileira

No alto do pódio a atleta foi reverenciada pelas duas adversárias americanas
05/08/2024 | 23h36

Rebeca Andrade conquistou a sua sexta medalha olímpica ao ganhar o ouro na prova do solo da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris, na França, na manhã desta segunda-feira (5). A atleta se torna a maior medalhista brasileira da história, superando as cinco dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael.

No solo, ela garantiu o ouro ao conquistar a nota de 14.166. A medalha de prata ficou com estadunidense Simone Biles, com 14.133. O bronze ficou com a também ginasta dos EUA, Jordan Chiles, que teve a nota de 13.766.

Simone Biles e Jordan Chiles reverenciam Rebeca Andrade no pódio da prova de solo. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)

Em Paris, Rebeca já foi vice-campeã olímpica do individual geral e do salto, além de ter conquistado o bronze por equipe. Nas Olimpíadas de Tóquio, a ginasta já havia conquistado ouro no salto e prata no individual geral.

Mais cedo, a ginasta ficou em 4º lugar na final da trave de equilíbrio, com a nota 13.933. A prova do aparelho foi vencida por Alice D’Amato, da Itália, com 14.366. Zhou Yaqin (China) ficou com a prata (14.100) e o bronze foi para Manila Esposito (Itália), com 14.000.

Rebeca no solo

A nota de Rebeca foi 14.166, superior aos 13.900 conquistados na classificação. (Foto: COI)

A ginasta brasileira foi a segunda a se apresentar na final do solo, logo após a italiana Manila Esposito, que caiu durante sua apresentação e ficou com a nota 12.133. A estadunidense Simone Biles foi a sétima a competir no solo e ficou com 14.133.

A apresentação foi feita ao som de músicas da cantora Beyoncé e dos funks “Baile de Favela” e “Movimento da Sanfoninha”. A ginasta brasileira iniciou com um Tsukahara cravado. Ao longo da série, a ginasta brasileira não cometeu grandes erros, com grandes passagens acrobáticas. Em uma parte difícil da série, com o duplo mortal, Rebeca também teve uma ótima execução.

No final da sua apresentação, a ginasta deu um passo na chegada dos últimos mortais, porém não foi um grande erro. A nota foi 14.166, superior aos 13.900 conquistados na classificação. Após sua apresentação, por ser uma das primeiras, ela ficou na expectativa até a última ginasta se apresentar, a medalhista de bronze Jordan Chiles, quando foi confirmada a conquista da medalha de ouro.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail