ICL Notícias

Receita Federal abre consulta para lote residual de restituição do Imposto de Renda

Pagamento será realizado nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes; valores serão depositados no próximo dia 28
21 de dezembro de 2023

Por Brasil de Fato

A Receita Federal abriu nesta quarta-feira (20) a consulta de mais um lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Serão contemplados 244.476 contribuintes, que vão receber o crédito bancário no próximo dia 28 de dezembro (quinta-feira).

Para saber se tem acesso à restituição, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar no botão “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Também é possível acessar as informações nos aplicativos oficiais do Imposto de Renda para telefones celulares e tablets.

Ao fazer a consulta, o contribuinte poderá verificar se há pendências na declaração. Se for o caso, poderá ser feita uma retificação, com a correção das informações equivocadas para garantia do processamento e eventual pagamento de restituição em lotes residuais futuros.

Segundo a Receita, o valor total das restituições neste lote residual, somadas, passa de R$ 370 milhões. O valor será depositado na conta bancária indicada no momento em que o contribuinte preencheu a declaração do IR.

Caso o contribuinte tenha sido contemplado, mas não receba o valor em sua conta até 28 de dezembro, o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano ano no Banco do Brasil (BB). Para resgatá-lo, é preciso acessar o portal do banco ou acionar a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail