ICL Notícias

(Folhapress) — O nível da água no lago Guaíba, em Porto Alegre, segue abaixo dos quatro metros há quase uma semana. Dados mais atualizados da medição, aferidos à 21h de quinta (30) indicam 3,73 metros na Usina do Gasômetro.

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) tornou a estação como referência oficial para acompanhar o nível da água do lago, antes aferida pelo cais Mauá, onde a cota de inundação era de 3 metros.

No novo local, a cota de inundação é de 3,69 metros, indicando que o nível atual está praticamente empatado com o indicador. Isso justifica a redução de alagamentos em Porto Alegre, nos últimos dias, que permitiu o início dos trabalhos de limpeza na capital.

Segundo o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a previsão atual indica recessão da cheia, com níveis ainda elevados, mas em declínio lento nos próximos dias.

Os indicativos apontam, nesta sexta-feira (31), para uma redução de 0,7 centímetros por hora. O lago chegou a atingir 5,25 metros na primeira semana do mês.

Apesar da redução, oscilações podem ocorrer devido a entrada de ventos, elevando os níveis do Guaíba temporariamente durante o processo de descida.

A redução do nível do Guaíba revela os estragos causados pela tragédia que já dura um mês. Com a enchente de proporções históricas na região central da capital, uma estação de trem ficou entupida de lixo e líquido fétido. Sacolas, garrafas, latas e outros objetos tomam conta do espaço.

 

Leia também

Maioria das estações do governo do RS que enviam dados de chuva em tempo real não funciona

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail