ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

Relacionamento Wabi-sabi

Wabi-sabi é um ideal filosófico japonês desenvolvido no séc. 15
07/02/2024 | 04h59

Wabi-sabi é um ideal filosófico japonês desenvolvido no séc. 15 que se refere em ver perfeição no imperfeito. Wabi-sabi está presente em diversas artes japonesas, como a cerimônia do chá, a cerâmica, as artes, o cultivo do bonsai, o jardim zen e o Ikebana.

Em alguns museus, quando uma peça se quebra, eles a restauram com a técnica Kintsugi, preenchendo o reparo com laca espanada, ouro, prata ou platina para enaltecer a marca na peça que conta sua história única. Depois recolocam a peça para exposição e jogam um foco de luz em cima da restauração, destacando e evidenciando a quebradura. Aquela quebradura poderia ser uma imperfeição, mas nesta filosofia significa enxergar a beleza que reside também naquilo que é imperceptível ou menosprezado.

Se Wabi-sabi é encontrar beleza nas imperfeições e aceitar o ciclo natural da vida, como transferir este conceito para os nossos relacionamentos?

Imagine no seu relacionamento alguns detalhes que lhe incomodam na pessoa amada. Logicamente isto tende a acontecer nos relacionamentos em que a convivência é maior e o cotidiano faz lidar com atitudes e maneiras que se repetem e acabam mexendo com nossas emoções.

Os grandes problemas no relacionamento a dois tendem a que ser identificados, trabalhados e resolvidos com mais rapidez, pois necessitam de agilidade nas decisões. O ideal é que sejam resolvidos em harmonia, levando em consideração a opinião dos dois para que a decisão seja equilibrada e ambos concordem, pois isso tem um grande peso na relação. Os pequenos problemas tendem muitas vezes a ser ignorados por diferentes motivos, mas, com o tempo, na convivência, podem se tornar uma bagagem difícil de administrar.

O cantarolar desafinado no chuveiro, o modo de cortar o queijo, a famosa pasta de dentes que cada um aperta como gosta, são pequenas coisas que mexem com nosso emocional, pois são repetitivas e muitas vezes imutáveis.

A técnica Kintsugi, dentro da filosofia Wabi-sabi mostra que evidenciar algo que poderia ser considerado feio, se torna bonito, pois tem história.

Preencha as pequenas fendas do seu relacionamento com ouro, o metal mais precioso que representará sua compreensão e agradecimento pela sua união.

A restauração significará a história de vocês juntos, que está viva e presente e a beleza que pode e deve ser valorizada com o tempo.

Você verá que é possível encontrar encanto nas imperfeiçoes de cada um de nós, quando existe amor.

Grande abraço,

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail