ICL Notícias
Sociedade

Restos de foguete chinês formam clarão no céu de várias cidades do Nordeste

Segundo Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), artefato foi lançado em janeiro de 2018
23/12/2023 | 05h00

Um clarão no céu chamou a atenção e assustou moradores de várias cidades do Nordeste. O fenômeno foi visto por volta das 22h30 de ontem (22). Análise preliminar da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) indica que o evento foi, na verdade, a reentrada na atmosfera de lixo espacial de um foguete chinês.

Segundo a Bramon, trata-se da “reentrada do estágio superior de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018, do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, no Sudoeste da China”.

A reentrada de lixo espacial é um fenômeno natural que ocorre quando objetos lançados ao espaço retornam à atmosfera terrestre. O evento pode ser causado pelo fim da vida útil de um satélite, a colisão de dois objetos espaciais ou o lançamento de um foguete.

Ao reentrar na atmosfera terrestre, o objeto espacial sofre um processo de desaceleração que pode gerar altas temperaturas devido à força de atrito. Na reentrada, ele é desintegrado, mas pedaços maiores podem se manter íntegros e atingir a superfície.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail