Autoridades do Catar e Egito, além dos chefes das agências de inteligência dos Estados Unidos e de Israel — CIA e Mossad, respectivamente –, se reuniram hoje, em Doha, para nova rodada de negociações. Objetivo é prorrogar por mais dois dias — a contar a partir da próxima quinta-feira (30) — a trégua nos conflitos na Faixa de Gaza.
As discussões visam aproveitar progresso do acordo atualmente em vigor. A trégua humanitária teve início na última sexta-feira (24) e terminou ontem, mas foi prorrogada por mais dois dias e seguirá até amanhã.
Caso haja consenso entre Israel e Hamas, um novo cessar-fogo poderá começar na quinta-feira (30) e durar até sexta-feira, dia 1º de dezembro.
QUINTO GRUPO
Hoje, o Hamas libertou mais um grupo de reféns — 10 israelenses e dois estrangeiros. Já Israel soltou mais 30 prisioneiros palestinos — 15 crianças e adolescentes e 15 mulheres.
Desde o início da trégua humanitária, mais de 80 reféns que eram mantidos pelo Hamas — entre israelenses e estrangeiros — foram libertados. Cerca de 180 prisioneiros palestinos foi liberados por Israel.
O Gabinete de Coordenação do Centro de Assuntos Humanitários da ONU informou hoje que está aproveitando todos os minutos da trégua na Faixa de Gaza para levar ajuda à população, mesmo durante a noite.
Deixe um comentário