ICL Notícias
Meio Ambiente

Norte, Nordeste e Centro-Oeste seguem com risco de temporais; veja a previsão

No Sudeste do país, a atuação de um cavado em Minas Gerais mantém a condição para chuva
13/01/2025 | 07h41
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A previsão do tempo para o início desta semana aponta que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste seguem com risco de temporais. De acordo com os meteorologistas do Climatempo, essas áreas devem ter muitas nuvens e condições de chuva a qualquer momento.

Maranhão, Piauí, parte do sul do Ceará, Pernambuco, centro-sul do Pará, sul do Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Bahia devem ser as áreas mais afetadas.

Previsão do tempo

No Sudeste do país, a atuação de um cavado em Minas Gerais mantém a condição para temporais, sobretudo no centro-norte e noroeste mineiro. Todo o estado do Espírito Santo permanece com possibilidade de pancadas de chuva moderadas a forte com risco de raios e ventos de até 70 km/h.

São Paulo e Rio de Janeiro começam a semana com condições mais típicas de verão e pancadas de chuva mais irregulares.

No Sudeste do país, a atuação de um cavado em Minas Gerais mantém a condição para chuva. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

No Sul do país e no estado de Mato Grosso do Sul, a chuva deve acontecer de forma mais irregular. Risco alto para alguns temporais no extremo norte de Mato Grosso do Sul, sobretudo em áreas mais próximas a Mato Grosso e Goiás.

A umidade combinada com as temperaturas um pouco mais altas pode ajudar na formação de núcleos de chuva sobre áreas do centro-sul, leste e nordeste do Paraná e no centro-norte e leste de Santa Catarina.

No interior do Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, o destaque continua sendo o calorão e a umidade do ar abaixo de 30%.

Alertas

O Climatempo alerta, ainda, para a persistência de chuva volumosa na Bahia, no Sergipe, no sertão de Pernambuco, no Piauí, no Maranhão, no Tocantins e em grande parte do Pará até quarta (15) e quinta-feira (16). O calor aumenta e a umidade diminui no Sul, principalmente no Rio Grande do Sul.

No Sudeste, as tardes vão ficando mais quentes com o passar dos dias e as pancadas de chuva de verão retornando gradativamente de quarta-feira em diante — com alto potencial de temporais, especialmente em São Paulo a partir de quinta-feira.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail