ICL Notícias

Roberta Garcia, do ICL, está entre as 10 jornalistas negras mais admiradas no país

"Obrigada a todos que votaram e acreditam no meu trabalho. Faço com muito carinho e respeito a cada um de vocês. Simbora!", agradeceu Roberta
15/11/2023 | 11h24

A apresentadora Roberta Garcia, do ICL, foi escolhida uma das jornalistas negras mais admiradas do país. A primeira edição do prêmio Os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira foi realizada na segunda-feira (13). A solenidade reconheceu os profissionais e veículos que mais se destacaram na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista.

Zileide Silva, repórter especial do Jornal Nacional e do Globo Repórter, da TV Globo, recebeu o título de +Admirada Jornalista Negra 2023. A segunda posição foi para Maju Coutinho, apresentadora do Fantástico, também da TV Globo. Em terceiro lugar ficou Semayat Oliveira, diretora de Conteúdo do site Nós, Mulheres da Periferia.

Completaram os TOP 10, pela ordem, Roberta Garcia (ICL), Tiago Rogero (Projeto Querino), Valéria Almeida (Rede Globo), Silvia Nascimento (Mundo Negro), Pedro Borges (Alma Preta), Flávia Oliveira (O Globo/GloboNews) e Basília Rodrigues (CNN).

“Inexplicável sentimento em receber o Prêmio de 4ª Jornalista Negra +Admirada do Brasil. Passou um filme na minha cabeça. São 20 anos de profissão. O jornalismo me permitiu conhecer quase todo o Brasil e viajar pelo mundo. Me reinventei algumas “várias” vezes. Passei pelo jornalismo esportivo, editorias de tecnologia e cultura, fui produtora, e hoje estou amando a minha forma de fazer política, unindo o trabalho ao meu propósito de vida. Obrigada a todos que votaram e acreditam no meu trabalho. Faço com muito carinho e respeito a cada um de vocês. Simbora!”, escreveu Roberta ao agradecer a homenagem.

A iniciativa foi organizada pelo Jornalistas&Cia/Portal dos Jornalistas, 1 Papo Reto, Rede JP e Neo Mondo.

Roberta Garcia, apresentadora do ICL. Foto: Divulgação

 

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICA  E MAIS CATEGORIAS

Na categoria Profissionais de Imagem/Vídeo, a vencedora foi a repórter cinematográfica Andreza Oliveira, da Rede Globo. Em Veículo Geral, o prêmio foi para a TV Cultura. E em Veículo Liderado por Jornalistas Negros, a publicação mais votada foi a Revista Raça.

Já nas categorias regionais, os mais votados foram Vinícius Veloso (Metrópoles), no Centro-Oeste; Luana Souza (TV Bahia), no Nordeste; Cley Medeiros (A Crítica), no Norte, Larissa Alves (BandNews FM), no Sudeste; e Aline Reis (Jornal Plural), na Região Sul.

Além dos eleitos pela votação popular, a premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira concedeu quatro premiações especiais: o Troféu Luiz Gama – Decano e Decana do Jornalismo, entregues respectivamente aos professores Flávio Carrança e Rosane Borges; o Troféu Tim Maia – Revelação do Ano, concedido à repórter Rebeca Borges, do portal Metrópoles; e o Troféu Glória Maria – Personalidade do Ano, que será entregue ao Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Sílvio de Almeida.

A participação dele estava confirmada até a véspera do evento, mas precisou permanecer em Brasília para receber os refugiados brasileiros que chegaram da Faixa de Gaza, e por isso não pode comparecer.

A íntegra da cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negros da Imprensa Brasileira está disponível no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. Vale destacar que na próxima segunda-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, Jornalistas&Cia circulará com uma edição especial com os principais destaques do evento.

Com informações do Portal dos Jornalistas

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail