Cerca de 5,3 mil brasileiros que moram em Portugal e tiveram o pedido de autorização de residência foi recusado.receberão a “chamada notificação de abandono voluntário” do governo português, pedindo que deixem o país em até 20 dias.
A medida foi anunciada durante a véspera da campanha eleitoral para o Parlamento. Inicialmente, o governo anunciou que 18 mil imigrantes seriam notificados, contudo, o número foi atualizado nesta semana.
Além dos brasileiros, outras comunidades de estrangeiros que vivem em Portugal será notificada, entre elas os indianos, que somam 13,4 mil pessoas nesta medida de controle imigratório.
O índice total de notificações de abandono quase dobrou em pouco mais de um mês, chegando a 34 mil estrangeiros.
O balanço foi feito devido ao primeiro ano do lançamento do plano para as migrações, que acabou com a manifestação de interesse, ferramenta popular de regularização no país.

Imigrantes brasileiros em Portugal (Foto: Reprodução)
Saída voluntária
A notificação é uma medida que permite que o estrangeiro saia voluntariamente do país, e dá 20 dias para isso. Caso a saída voluntária seja ignorada, a expulsão se torna o último recurso do governo.
A medida acelera e todos os 33 mil, a não ser que haja uma razão (…) terão a notificação de abandono voluntário” disse o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Brasileiros são os mais afetados pelas leis anti-imigração aprovadas nesta quarta em Portugal
O novo pacote atinge diretamente os brasileiros que vivem no país
‘Gilmarpalooza’ reúne Motta, autoridades do governo e ministros do STF em Portugal
Segundo um levantamento do “Estadão”, os gastos de autoridades que viajaram ao fórum chegaram a R$ 1,34 milhão em diárias e passagens no ano passado
Em centro de detenção nos EUA, imigrante brasileiro conta como foi preso
Luciano Dacol diz que foi submetido a tratamento desumano em operação do serviço de imigração